Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Poder da reforma: Casa da janela azul

Reformada, a casa traz afeto, aconchego e detalhes que transmitem lembranças

Por Luiz Henrique Duarte

22/08/2021 às 07h00 - Atualizada 20/08/2021 às 19h46

A casa é um lugar de afeto, um habitat onde desejamos uma boa acolhida e ficar talvez durante uma vida toda. É um refúgio que traz música, poesia e melodia dos pássaros bailando livremente no ar que emoldura o quintal. Uma casa com afeto mantém suas origens mesmo quando é reformada: as janelas azuis.

Os detalhes de uma repaginada na decoração e abertura de novas passagens devem ser compreendidos como uma necessidade, mantendo o aproveitamento de cada espaço interno e áreas vazias do terreno. O sol deve irradiar sua luz quando percorrer os ambientes abraçando os detalhes de cada canto projetado com aconchego e encanto. Desta forma, é possível resgatar as memórias afetivas que estão gravadas nas paredes, mantendo a originalidade e volume da fachada, janelas e telhados.

Os materiais contemporâneos devem compor os ambientes de forma a associar o antigo e o moderno, com criatividade e bom gosto, mesclando revestimentos texturizados de diferentes sensações táteis. Uma coisa é certa: como no modelo original da residência, as janelas foram pintadas em azul novamente e os tijolinhos da fachada foram revitalizados.

Para as áreas internas os tons claros permitem maior amplitude aos espaços, garantindo a sensação de claridade. Os adornos e objetos de design devem ser escolhidos para agregar personalidade e manter a harmonia. O mobiliário pode ser mesclado com elementos novos junto com peças de família para trazer um toque mais charmoso!

O conteúdo continua após o anúncio

Ficha técnica:

Design e obras de arte: Lima Design
Fotos: equipe ABC da Construção
Projeto de reforma: 2b arquitetura e urbanismo

Giro do design

  •  A artista plástica Patrícia Malvacini estreia nova fachada e vitrine no seu amplo atelier. Sua coleção de quadros “Jade” faz sucesso.
  •  Acontece na Conceito Sier a 3ª Mostra Essencial, reunindo grandes nomes da arquitetura e design com o foco no que existe de mais moderno.
  •  Um destaque para as peças decorativas e cerâmicas rústicas ricas em detalhes da Geórgia Gifts, que compõem vários ambientes da Mostra Essencial.
  •  O fotógrafo Fernando Priamo lançou a exposição virtual “Mulheres de Florença e suas bicicletas”. Para conferir as obras e respirar um pouco da mais pura arte é só acessar www.casaditaliajf.com.br e contemplar cada detalhe.

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia