Estúdio: um jeito prático de morar

Por Luiz Henrique Duarte

Estúdio: um jeito prático de morar

Marcenaria com design limpo e minimalista proporciona soluções criativas

Os estúdios são apartamentos com metragem menor e espaços integrados, o que proporciona praticidade e conforto aos moradores. A configuração mais comum é com sala e cozinha integradas, quarto, banheiro e, às vezes, uma varanda. É uma tendência dos grandes centros urbanos e está cada vez mais em alta nos empreendimentos de Juiz de Fora, e tem atraído tanto o público jovem quanto pessoas mais experientes que necessitam de um estilo de vida dinâmico e objetivo no quesito morar bem. Em média, estes espaços, que surgiram na Europa e EUA entre os anos de 1960 e 1970, costumam apresentar entre 30 e 50 metros quadrados. A principal demanda do estúdio é setorizar as diferentes funções dentro de um único espaço: dormir, descansar, refeições e trabalho.

Cores, espaço e decoração

No projeto que ilustra a coluna deste domingo, os tons de madeira, o azul, branco e preto predominam na decoração, mesmo com a incidência de outras cores para criar uma atmosfera aconchegante. As nuances neutras e predominância de um mobiliário que segue a mesma linha, permite que o estúdio seja a moradia de qualquer pessoa. São tonalidades que realçam o espaço e trazem a sensação de leveza. Um espelho de corpo inteiro e ganchos de apoio para bolsas e casacos localiza-se no hall de entrada, próximo ao banco em madeira, tipo uma sapateira.

A marcenaria principal preenche a maior parte da parede, com destaque para a parte ripada que guarda sapatos e materiais de limpeza, além de um espaço para TV. Na mesma parede, otimizando o espaço, a mesa de jantar, também funciona como posto de trabalho para o home office. A divisória em serralheria no melhor estilo industrial, em vidro canelado, entre a cozinha e sala-quarto, mantém a luminosidade necessária e, ao mesmo tempo, promove o isolamento sutil dos espaços. Um confortável sofá-cama serve de móvel principal para o ambiente de estar e ao mesmo tempo de cama. A cozinha é isolada por uma divisória com permeabilidade visual.

Detalhes

Não foi usada uma luminária pendente acima da mesa de jantar para possibilitar layouts diferentes no ambiente. As pastilhas hexagonais adesivas foram usadas no rodamão da cozinha, uma solução prática, rápida e fácil de ser executada em apartamentos alugados. Com a decoração neutra, os moradores poderão criar estilo e personalidade com alguma peça de decoração que faça parte de seu próprio acervo. A varanda, traz a leveza de um pequeno refúgio, um momento relax para o apartamento-estúdio.

IMG-2172 IMG-2171 IMG-2170 IMG-2169 IMG-2168 IMG-2163 IMG-2164 IMG-2158 (1) IMG-2166 IMG-2167 IMG-2160 IMG-2161 IMG-2162 IMG-2158 IMG-2159
<
>

Ficha técnica

Estúdio projetado: Suzana Azevedo Arquitetura (@suzana.ararq)

Fotos: Bruno Meneghitti

Styling: José Leonardo Afonso

 

Giro do Design | Especial Todeschini Juiz de Fora

– Agradeço o convite da Todeschini Juiz de Fora, em especial à gerente comercial da marca, Camila Castilho, para participar da comemoração de um ano da parceria de sucesso do seu bem montado espaço no Spazio Design. A celebração aconteceu no sábado (14), no Trade Hotel, com direito ao show da super cantora Vanessa da Mata, que estava radiante em sua performance, esbanjando simpatia e a voz irretocável!

– Elogiadíssimo o buffet especialíssimo de Celinho Vidal que, além da gastronomia elaborada para a noite – que premiou alguns profissionais de arquitetura e design-, irradiou sua simpatia, criatividade e alto astral. Tudo divinamente delicioso e bem montado com uma atmosfera convidativa à degustação. É design com sabor. Detalhes, que só o Celinho consegue.

– Foi montado um espaço com lounges acolhedores para os convidados conversarem, com destaque para as confortáveis poltronas de apoio.

– Quem marcou presença foi Marina Castro, que está com um linha de acessórios de design, e também o artista plástico Petrillo. Ele faz sucesso com os seus quadros em novelas da TV Globo, personalizando os cenários. A consultora de moda Camilla Villas e o dentista Lair Felipe circularam por lá. A arquiteta Fernanda Falabella também marcou presença. Entre os clientes Todeschini que contemplaram o show estava a empresária Samantha Esser, que recentemente inaugurou uma loja de semi-jóias na cidade.

– A noite ainda premiou os arquitetos que mais se destacaram neste primeiro ano de parceria: Raquel Fraga, Hudson Marques e a designer de interiores Liliani Barreto. A nova temporada do programa de pontuação com premiações, agora em 2023,  já está aberta.

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também