Ambientes com luminosidade e brilho

Por Luiz Henrique Duarte

Ambientes com luminosidade e brilho

Efeitos de luz criam cenários e acolhimento

A luminária ideal é aquela que irá trazer um conforto visual para o ambiente através de lâmpadas com a intensidade exata para propagarem feixes de luz que deixarão o espaço mais acolhedor e estimulante. A iluminação, ajuda em todos os sentidos, na atmosfera e caracterização dos ambientes, seja para realçar os revestimentos, marcenaria planejada ou itens do mobiliário, como no destaque de uma obra de arte, valorização das linhas de estantes com prateleiras ou nichos, além de um canto para leituras. Cada luminária, apresenta um design especial, uma função específica, seja para proporcionar luz direta ou indireta. Refletir é preciso… Iluminar, com cautela, para resplandecer a claridade correta!

IMG_0846 IMG_0847 (1) IMG_0849 IMG_0847 IMG_0851 IMG_0852 IMG_0848
<
>

Os pendentes, são ótimos para salas de jantar, criam o aconchego e conforto ocular para as refeições, valorizando a comida com a intensidade de luz necessária. Caso, a mesa de jantar fique na cozinha, a sugestão é optar por uma luminária pendente para o centro da mesa, com luz amarela e plafons com lâmpadas brancas, para áreas de trabalho.

Desta forma, um cenário luminotécnico estará em evidência para cozinhar e degustar os pratos preparados.

Porém, para as salas de estar, o modelo escolhido, deverá trazer harmonia com o projeto de decoração. Geralmente, um lustre bem posicionado ou plafons de embutir com lâmpadas em LED, par 20 e dicróicas, além de abajur para a mesa de apoio lateral ou luminária de chão. Em espaços que não precisam de uma grande fonte de luz, as arandelas são ideais. Mantém o acolhimento em uma iluminância de segundo plano, em conjunto com a iluminação central. É contextualizada em banheiros, corredores e lavabos, até mesmo uma parede do quarto ou living. Para escolher as lâmpadas, deve ser analisada qual o tipo de experiência e sensação que aquele espaço deverá passar. Os quartos e salas, merecem luzes amarelas, enquanto os escritórios, áreas gourmets e cozinhas, precisam de luzes brancas, que transmitem uma sensação mais enérgica. A luz amarela, ressalta a sensação de mais conforto, acolhe, emociona às vezes, mexe com a estética. As lâmpadas brancas, contribuem para uma decoração mais clean e as amarelas fortalecem a ideia de cores quentes.

Para um equilíbrio, misturar as duas intensidades, em um projeto luminotécnico é o ideal para estabelecer cenários luminosos agradáveis para as pessoas permanecerem por mais tempo nos ambientes. Segundo os especialistas em Lighting Designer, a luz amarela, traz mais aconchego e acolhimento, valoriza o cenário que as lâmpadas em LED criam, sejam dicróicas, com filamento, par 20 ou tubular. Para cada espaço, é recomendado uma luminária e iluminância, capaz de deixá-lo com mais brilho e luz!

– Ficha Técnica:

– Luminárias ( Startec Iluminação): Minas Lustres ( @minaslustres )
Rua São Mateus, 345, loja 02 – Juiz de Fora
– Fotos: Assessoria de marketing

– Giro do Design:

– A Luminária Bibloquê criada por Beth Hargreaves ( designer de interiores ) e Fernanda Távora ( designer de marcenaria ) estará iluminando a suíte masculina, um projeto da arquiteta Karen Souza, para a mostra Morar Menos Rio, que chega à 19ª Edição, com uma vista de 360°, debruçada sobre o mar de São Conrado, com três mil metros quadrados e mais de 50 ambientes inovadores na capital fluminense.

– Carol Scoralick, especialista em mesas postas, sempre conectando famílias e Grazing Food, comemorou dois anos de sucesso do seu Instagram @carol_contemamor e idade nova.

– A corretora de imóveis Solange Caiaffa, convidando para o lançamento do livro ” Mercado Imobiliário “, O Jeito Feminino de fazer negócios, no dia 26/08 às 18:30hs na Livraria Cultura Conjunto Nacional, em São Paulo na Av. Paulista. Ela, escreveu um capítulo sobre sua trajetória de vida e profissional.

– A arquiteta Juliana Mara Hybiner é especialista em Lighting Designer, assinando projetos de interiores que valorizam os cenários com uma iluminação bem elaborada, pensada para o bem-estar.

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também