Design brasileiro

Por Luiz Henrique Duarte

Design brasileiro

A linearidade tradicional dos móveis, trazendo um toque lúdico e dinâmico para qualquer ambiente

Um sábio olhar é capaz de detectar os valores da cultura brasileira com um valor subjetivo e transformar as ideias em metáforas vivas para a criação de itens do mobiliário que tenham design e potencial para atender às necessidades do mercado da arquitetura e decoração. A reiteração dos símbolos com significados originais e históricos, traduzidos para um novo contexto de momento, em tempos modernos, com a leitura de linhas e traços de um design potencialmente sofisticado, agrega à valorização dos ambientes.

O design brasileiro é a expressão da diversidade cultural, dos hábitos e costumes, traduzidos em formas, cores, materiais e o mais importante: a sensibilidade e sensatez de quem cria cada uma das peças. Um projeto de interiores torna-se ainda melhor quando um designer nato traduz para o ambiente a riqueza de seu mobiliário, que mexe com a alma dos moradores de uma casa, causando acolhimento e tornando tudo autêntico e agradável, evocando a sensação de bem-estar e gerando futuras memórias para quem ali reside.

O design também pode ser em acessórios meramente decorativos, como uma linha de almofadas produzidas em série com ilustrações exclusivas estampadas em seus tecidos, que remetem à suavidade de seu toque, proporcionando um conforto inenarrável ao recostar-se em um deslumbrante sofá, de preferência, de design. Design brasileiro: Beira e Prumo O sofá Prumo é uma peça projetada para desafiar a linearidade tradicional dos móveis, trazendo um toque lúdico e dinâmico para qualquer ambiente. A volumetria geométrica ousada e suas proporções inusitadas convidam à interação e exploração corporal, transformando o simples ato de sentar-se em uma experiência sensorial única. Na coleção Beira, a essência do conceito colonial das três águas de telhado foi capturada, símbolo da autoridade na época. A noção tradicional do poder foi desconstruída e reinventada através das peças, como a cadeira refletindo uma nova interpretação na sua construção.

A mesa de Aproximação Cavalete foi projetada como mesa de apoio, inspirada nos cavaletes de obras, trazendo à tona a ideia de funcionalidade e simplicidade. O banquinho Beira foi inspirado na tradição de nossos avós, que habilmente criavam móveis com sobras de madeiras e outros elementos, resultando em uma estética autêntica e nostálgica. Outra performance meticulosamente criteriosa é atribuída à mesa Tribeira, pensada para oferecer uma ampla variedade de materiais e permitir que cada um personalize a sua.

8a05bd3c-ad49-45ab-a38b-f911939c6563 IMG_3959 IMG_3961 IMG_3958 IMG_3951 IMG_3952
<
>

Ficha técnica:
Sofá e itens de decoração: Lima Design Ilustração almofadas: Marianna Veloso Fotos: Nathalia Reges

Giro do Design

– Os tapetes kilins orientais com desenhos geométricos, confeccionados artesanalmente, são destaque na Sanga, especializada em produtos indianos importados, com amplo espaço na Rua Santo Antônio. Muitos nomes famosos da arquitetura e design estão captando peças interessantíssimas de decoração por lá, personalizando seus projetos com merecidos elogios.

– O fotógrafo Fernando Priamo, que tem recebido elogios por sua segunda exposição de quadros fotográficos no Empório Lourdes Square, circulou no jornal Tribuna de Minas, recebido por Suzana Neves, diretora presidente da Rede Tribuna de Comunicação.

– As magníficas cores das mantas da Tudo Box, que são os acessórios preferidos para aquecer a casa neste inverno, ainda atualizam a decoração com um toque de leveza e personalidade.

– Um alô mais que especial para o artista plástico Petrillo, que também é o grande responsável por deixar os projetos de interiores bem mais valorizados com seus quadros e gravuras de traços abstratos, através de sua arte. A Hiato Ambiente de Arte tem em sua galeria um amplo acervo de obras. O espaço bem montado é localizado na Rua Coronel Barros, no Bairro São Mateus.

Objeto de desejo

Da Coleção Agente, a almofada Canário,  é inspirada no próprio nome que a acompanha: nos canarinhos que carregam a essência de Minas.
Da Coleção Agente, a almofada Canário, é inspirada no próprio nome que a acompanha: nos canarinhos que carregam a essência de Minas.
Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também