A pele da casa: couro

O couro como protagonista da cena

Por Luiz Henrique Duarte

O couro é sofisticado, acolhedor e nobre. É um revestimento altamente resistente, usado das passarelas de moda às vitrines das lojas de decoração de interiores exaltando detalhes no mobiliário e itens de decoração.

Além da aplicação da matéria-prima em sofás, poltronas e detalhes no design dos móveis, vem conquistando o mercado em peças ornamentais, como bandejas, caixas e objetos diferenciados.
Para muitos, o couro é considerado a pele da casa, devido a versatilidade de acabamentos sofisticados, mesmo em almofadas que compõem os ambientes, criando acolhimento.

Sintético ou natural

O couro natural é uma opção tradicional, apresenta maior resistência em comparação a outros tipos de couro, como por exemplo, o sintético. É genuinamente mais macio. Porém, existem as questões ecológicas que não é o foco.

O couro sintético, de boa qualidade, conta em sua composição cerca de vinte por cento do couro natural. Em geral, o poliuretano é a principal matéria-prima usada para a confecção dessa vertente.
Já o couro ecológico, também é feito de pele animal, mas tem esse nome por passar por processos menos nocivos ao meio ambiente durante sua fabricação. O importante é a consciência vivenciada neste momento no mundo da arquitetura e design.

Luxo e alta decoração

O couro é um material bastante nobre e sofisticado, podendo ser usado em diferentes estilos de decoração. Para deixar o espaço mais moderno, misture com peças feitas em metal, aço, vidro e mármore. Em uma composição mais rústica, a combinação de itens em madeira e orgânicos valorizam o couro. Se a opção é o estilo Farm House, o clima de fazenda, transmitirá sensações de conforto e tranquilidade.

Detalhes com expertise

As cadeiras de jantar em couro sintético apresentam muita durabilidade, com um design mega atual e traços contemporâneos.
O couro é usado para a confecção de sofás, poltronas, cadeiras e demais itens, como cabeceiras de cama, detalhes em mesas e até molduras de porta retratos entre caixas e objetos decorativos. Em mesas para escritório trazem sofisticação e unidade.

e365b4a5-ca1c-4ca8-a18a-ea60c6769e46c991efdc-3b6f-4e80-876d-c9f25da5c6e9c5d70d00-72d7-47b0-86e6-7200dfd8aedb401653c9-438e-4ea5-832f-239cce530d80
<
>

Ficha técnica

Design: Conceito Sier (Avenida Doutor Deusdedith Salgado 1495, Cascatinha )
Fotos: Yan Gabriel (fotógrafo)

Giro do Design

. O programa Casa Arrumada, com este colunista, ao vivo na Rádio Transamérica, dentro do Tribuna Transamérica, no comando de Marcelo Juliani, receberá na próxima terça-feira dia 18, às 9h30, a empresária Adriana Barros, da Conceito Sier, para um bate-papo descontraído com o tema “A valorização do universo casa com o melhor aproveitamento dos espaços”.
. O designer de interiores Júnio Dutra faz sucesso como novo gestor comercial da Todeschini Planejados, no amplo espaço do Spazio Design.
. Ambientes com personalidade e valorizados estão ganhando cada vez mais destaque com os tapetes orientais da Sanga, que apresenta produtos indianos importados, no seu amplo espaço da Rua Santo Antônio.
. O super Horto da Zona Norte da cidade está muito bem frequentado por amantes das flores e plantas. Nomes notícias circulam por lá, fazendo o “garimpo floral” e postando nas redes sociais. Com preços mais acessíveis, oferecem uma variedade enorme de espécies usadas para ornamentação e decoração.

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também