Madeira, o nobre aconchego

Móveis e objetos que trazem acolhimento para o dia-dia

Por Luiz Henrique Duarte

A madeira aquece os ambientes e traz a sensação de aconchego. Os espaços com elementos deste material nobre tornam-se mais agradáveis, uma vez que a madeira é capaz de harmonizar com todos os estilos de decoração, do clássico ao contemporâneo. Ela apresenta várias qualidades: é resistente, durável e muito fácil de trabalhar, além de trazer um mix de possibilidades nas composições. O mobiliário em madeira irradia sofisticação e pode estar presente em bancos, cadeiras, divisórias, mesas, detalhes na paginação dos pisos, portas e armários em geral, assim como bancadas de cozinhas e aparadores.

Uma das tendências são os revestimentos das paredes, proporcionando um efeito diferenciado que muitas vezes contribui para o isolamento acústico e também ajuda a manter a climatização mais agradável. O estilo rústico contemporâneo das madeiras harmoniza-se com os elementos orgânicos (tudo que apresenta uma pegada mais natural), peças do artesanato brasileiro, obras de arte e com a vegetação. Os adornos decorativos em outros materiais como o cristal, cerâmica, metalizados, murano, porcelana e vidro também propagam personalidade quando expostos sobre móveis amadeirados.

Nobre aconchego

Para ser utilizada na decoração, a madeira, precisa receber o selo de certificação dos órgãos ambientais competentes. Outra opção para a confecção dos móveis ou objetos são as madeiras de demolição, através de peças descartadas. Quase todas as madeiras com um aspecto rude, detonado ou ligeiramente envelhecido estão na moda. O mobiliário fabricado em madeira de demolição pode apresentar detalhes sofisticados, como a borda orgânica ou efeito em lâmina crua. Em mesas de centro, o toque final fica por conta dos pés de apoio em aço, ferro ou inox.
Algumas peças podem ser esculpidas e confeccionadas com sobras de madeira, como bandejas, bowls e castiçais. A madeira ainda pode servir como matéria-prima para protagonizar as esculturas nas obras de artistas plásticos e designers. Os espelhos com molduras em madeira e futtons com a estrutura deste material estão entre as peças mais desejadas. Os biombos, painéis ou divisórias em madeira garantem aos espaços mais detalhes com esse nobre material.

LUIZ IMG 8613 LUIZ IMG 8612 LUIZ IMG 8611 LUIZ IMG 8573

Ficha técnica:
Móveis e objetos: Arte e Tronco Design em Madeira
Fotos: Arquivo pessoal / Arte e Tronco

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também