Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Marcenaria artesanal

Estratégias criativas para decorar a casa com itens e peças de design

Por Luiz Henrique Duarte

14/11/2021 às 07h00 - Atualizada 12/11/2021 às 18h26

Em um período onde a busca por peças com uma pegada mais artesanal está em alta, a madeira pode ser reaproveitada e transformada em vários itens de design. Os espaços projetados através da arquitetura e do design de interiores modernos, quando são humanizados com objetos apresentando linhas e traços artesanais, ganham mais aconchego e beleza, evocando mais atitude e personalidade.

A madeira é um dos materiais mais nobres e perfeitos para quem gosta de durabilidade e resistência em peças ornamentais com a projeção artesanal. Com ela, é possível trabalhar vários objetos de design e elementos do mobiliário, por ser versátil e combinar com todos os estilos de decoração. Os itens utilitários apresentam funcionalidade e praticidade na hora de serem usados. A proposta em reciclar e transformar a madeira antiga em um novo objeto é adotada em vários países como um “mood” que dita tendências e regras para agregar mais significado aos elementos de decoração artesanalmente desenhados e confeccionados.

As técnicas de produção existentes no mercado do desing artesanal com a gestão de novas formas de produção de um determinado item fazem parte para o sucesso de um produto final. São trabalhadas as formas, tamanhos, medidas e aspecto da madeira para deixá-la como um objeto de desejo. O designer artesão, que confecciona os objetos, também deve deixar a sua marca na peça, que é um simbolismo do seu jeito de produzir. É com plena harmonia que devemos mesclar os adornos industriais e objetos artesanais, promovendo o equilíbrio e pontuando o charme ao serem destacados de forma correta.

As bandejas, estações de trabalho para o preparo de alimentos, além de bancadas para lavabo, mesas para o home office e suporte para apoiar livros e celulares estão entre alguns elementos confeccionados artesanalmente em madeira. A porcelana pode ser utilizada com uma bandeja no melhor estilo hi-lo. Em um escritório, as máquinas de datilografar dialogam no décor. Para um lavabo, o contraste fica por conta dos porcelanatos e revestimentos em 3D para valorizar a bancada em madeira da área molhada. A marcenaria artesanal também pode receber cores em seus itens e mobiliário para deixá-los mais fáceis de combinar.

O conteúdo continua após o anúncio

Ficha técnica:

Design: Ateliê Dobradiça (Guto Alcantara – Designer de peças em madeira)
Fotos e produção: Cláudia Figueiredo
Styling e assessoria: Luiz Henrique Duarte

Giro do design

– A energia limpa é uma tendência crescente para o mundo sustentável. As placas solares, famosas por trazerem economia e praticidade também podem receber uma proteção especial da Wagon Seguros e Serviços Financeiros, protegendo contra chuva de granizo, panes elétricas e acidentes na hora de uma limpeza e manutenção.
– Para organizar todos os ambientes de casa, incluíndo os armários que fazem parte da marcenaria das cozinhas, closets e tudo mais que necessita de uma ordem estética e visual, a Arrumatta apresenta uma linha de produtos de qualidade com estilo e design, para facilitar a vida.
– Localizado no coração de JF, o Braz Shopping ganha destaque para Adornar Presentes e Decoração, com peças de bom gosto para deixar a casa e espaços mais estilosos.
– Celinho Vidal faz sucesso com seu Gastro Box, onde a gastronomia e design conectam-se de forma criativa e moderna, principalmente na hora de apresentar suas delícias de dar água na boca nas mesas totalmente decoradas, como recentemente no café da manhã para La Boutique Decor, recebendo arquitetos e designers e mais mais…
– Os quadros com corte a laser, os trios de folhagens e frases, além da linha de gravuras com imagens em alta definição, o “Mundo Recortado”, com sua extensa linha de opções deixa os ambientes aconchegantes e com personalidade.

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia