A arte da pintura em mural tem uma longa história. O termo “muralismo” surgiu no século 20, no México. A técnica em si existe há milênios. Bastante diferente do grafite, a pintura mural está muito relacionada à arquitetura e design de interiores, com o poder de transformar uma parede em uma nova perspectiva estética. Podemos atualmente chamá-la de “Wall Art – arte em paredes”, que, em ascensão, conquista cada vez mais a decoração.
Arte e leveza
O mural pintado oferece a versatilidade como uma característica notável e atraente, em que a arte estampada pode ser aplicada em praticamente qualquer espaço de uma casa, espaço corporativo ou comercial. Na hora da personalização, as estampas podem variar em cores, padrões e texturas, dependendo do ambiente. É preciso saber qual ambiente a pintura artística será aplicada, trazendo harmonia com o estilo de decoração e mobiliário. É preciso ter personalidade.
Traços, cores e pinturas
Ao embarcar nessa emocionante arte decorativa, é essencial escolher tintas de qualidade para alcançar os melhores resultados e principalmente estar atento ao estilo do ambiente. A arquiteta e artista plástica Paula Vasconcelos fala sobre o assunto: “Eu faço uma pesquisa de referências para encaixar no gosto pessoal do cliente, exemplificando o tipo de arte que poderia combinar com o trabalho e objetivo final”. Tudo isso vai depender se a ideia da pintura é ser contemplativa, discreta ou causar impacto, acrescentando contratastes de tons ou ser mais neutra. E dependendo da parede, que vai receber a pintura, a técnica também poderá ser alterada, pintando com tinta pva e caneta POSCA por cima da parede em alvenaria.
Ficha técnica:
. Espaços pintados: Paula Vasconcelos (arquiteta, artista plástica e designer de tatuagens)
. Fotos: Assessoria de marketing
. Styling: Paula Vasconcelos
Giro do Design
. As almofadas bordadas com capivarinhas das artesãs que fazem parte das “Linhas de Minas ” estão fazendo sucesso. Aliás, a cooperativa de bordadeiras, em São José dos Lopes, no pé da Serra de Ibitipoca – MG, já foi destaque nesta coluna, mostrando sua arte para o Brasil.
. A floricultura Beija-flores, no amplo espaço da cidade alta, está de visual novo, com cor na fachada e identidade visual. O designer floral Valtair Lima e seu filho assinam a decoração dos principais eventos e casamentos de Juiz de Fora e região.
. A coleção Limoeiro da Tânia Bulhões, referência em alta decoração no Brasil, traz um toque de brasilidade à mesa com suas porcelanas. Aliás, JF comporta uma loja neste estilo na cidade, com peças de design marcadas por traços leves e de bom gosto.
. O fotógrafo Yan Gabriel faz sucesso com as fotos capturadas em seus trabalhos. Ele foi o responsável por todas as imagens desta coluna no Milos, com culinária mediterrânea no Alto dos Passos.
. A atriz Fernanda Torres, que venceu a categoria de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro 2025, na premiação realizada no domingo (5) em Los Angeles (EUA), usou um vestido preto do estilista belga Olivier Theyskens e joias do joalheiro Fernando Jorge, com um belíssimo design, sem ostentação.