Ambientes que conversam entre si: integrar e revelar 

Versatilidade, texturas naturais e paisagismo onde o interior e exterior se misturam 

Por Luiz Henrique Duarte

Integrar e revelar. O projeto desta residência é uma dança sutil entre o acolhimento e a fluidez, onde cada espaço foi pensado para dialogar com o outro – e com a natureza ao redor. A sala de estar, por exemplo, se abre por meio de cortinas de vidro para a varanda gourmet que, por sua vez, se estende até a piscina. A transição entre interior e exterior é quase imperceptível, criando uma sensação de continuidade visual e sensorial.

Casa arrumada 1Casa arrumada 1 (1)Casa arrumada 3Casa arrumada 4Casa arrumada 5Casa arrumada 7
<
>

Versatilidade

Mas não se trata apenas de amplitude. A versatilidade foi um dos pilares do projeto: a cozinha, conectada à área social, pode ser integrada ou isolada por meio de um painel deslizante cuidadosamente desenhado. Quando fechado, ele oculta a cozinha com discrição e elegância; quando aberto, convida à convivência informal.

Materiais e texturas

casa arrumada 8Outro destaque está na paleta de materiais. Madeira, o travertino e o verde exuberante do paisagismo compõem uma sinfonia de texturas que trazem sofisticação e aconchego. As cores, majoritariamente neutras, reforçam o caráter atemporal do décor, mas ganham frescor com toques pontuais de cor – como as poltronas, que introduzem personalidade ao ambiente sem perder a harmonia.

Destaque

Na entrada, o painel de acesso à cozinha recebeu iluminação estratégica para se tornar mais acolhedor, reforçando a ideia de que cada elemento tem um papel na criação de uma atmosfera elegante e funcional. Um projeto que é, ao mesmo tempo, discreto e surpreendente – e que mostra como a boa arquitetura transforma o cotidiano.

Ficha técnica:

  • Projeto: Taissa Resende Arquitetura (arquiteta)
  • Fotos: Brian Dias ( fotógrafo, filmmaker e publicitário)
  • Produção: assessoria de marketing e mídias digitais)

Giro do Design

– Os grãos com o rótulo laranja, da Sanglard, aqui de Minas Gerais, acabou de ganhar como melhor café do mundo, em uma premiação nos Estados Unidos. Agora, os grãos podem ser encontrados para a compra na Maxi Pão.

– Para quem aprecia degustar um super café gourmet, as xícaras da Tânia Bulhões, encontradas em especial na sua loja de São Paulo, são perfeitas. Em especial as que trazem a diversidade e o esplendor do Brasil na porcelana com a coleção do “Tucano ao Uirapuru”.

– Para aqueles que curtem produzir seus próprios arranjos florais, uma dica é conhecer um espaço na Zona Norte com enorme variedade de flores e plantas de alto nível. Com preço justo e excelentes opções, vários nomes notícias do circuito estão circulando por lá, trazendo o verde para humanizar seus espaços. E estão deixando muitas floriculturas de olho na concorrência…

– A coluna Casa Arrumada também é antenada e solidária: quem quiser doar agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua é só entrar em contato com a equipe dos Anjos da Rua, através do Instagram: @anjosdaruajf ou WhatsApp: ( 32 ) 9911-1437.

– Os painéis do artista plástico Vinicius Chagas estão de volta ao Mercado Municipal, representando as atividades econômicas que contam a história de Juiz de Fora. Ao todo, são 8 telas com 4,5m x 2,5m de dimensão cada, que acabaram de ser restauradas pela equipe do historiador André Colombo, responsável pelo Atelier de Conservação e Restauração de Bens Culturais, e esse processo de revitalização das obras foi coordenado pelo restaurador Valtencir Almeida dos Passos.

assinatura casa Arrumada 1

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também