O diálogo do morar: a essência mineira

Espaços que convidam a entrar, sentar, conversar e compartilhar momentos

Por Luiz Henrique Duarte

Localizada no interior de Minas Gerais, esta casa revela uma arquitetura que não se impõe — convida. O projeto de reforma parte de um gesto silencioso e profundo: fazer com que os espaços dialoguem com a essência mineira de receber, sentar, conversar e compartilhar. Aqui, a arquitetura não é cenário, é presença cotidiana, feita para o encontro e para o tempo que corre mais devagar.

História

Construída por volta de 1924 pela Estrada de Ferro Central do Brasil, a edificação serviu como residência do Mestre de Linha do ramal ferroviário Lima Duarte–Juiz de Fora. Hoje, inventariada pelo patrimônio municipal, a casa atravessa quase um século de história preservando sua identidade. O projeto arquitetônico e de interiores, assinado por Fabiana Duque e Ana Luiza Delgado, arquitetas, teve como diretriz fundamental o respeito absoluto à construção original — sua volumetria, linguagem estética e sistema construtivo.

Materiais

A escolha dos materiais reforça esse compromisso com a memória. Pedra e madeira aparecem em sua forma mais honesta, enquanto os tijolos cerâmicos originais são revelados e valorizados, permitindo que a própria casa conte sua história. O resultado é um ambiente que carrega marcas do tempo sem nostalgia excessiva: uma casa viva, afetiva e autêntica, onde o passado e o presente coexistem com naturalidade.

Viver mineiro

Como pede o modo de viver mineiro, a cozinha ocupa o centro emocional do lar. Integrada à varanda gourmet e aberta para o pequeno quintal, ela cria uma continuidade entre dentro e fora, entre o preparar e o conviver. É nesse espaço que a casa se revela por inteiro: no cheiro do café passado na hora, na conversa despretensiosa, na luz natural que atravessa os ambientes e na simplicidade que acolhe.

Memória

Mais do que uma reforma, este projeto é um exercício de escuta — da história, da arquitetura e do jeito mineiro de morar. Uma casa onde a memória não está apenas preservada, mas vivida, todos os dias, como parte essencial do projeto.

891d1699-274f-4f56-a956-bd0e951ceaa7IMG_0093IMG_0085815222cf-6795-4a3e-98be-d1c4818bb9c99297a0e0-828a-4e0c-b288-2e625c6ed35c973a02e3-f236-44c8-88bb-dbc05f4077d0167b16a2-b43a-4ff5-a8f6-0b57f1951e546c07b0cc-6e81-478b-a009-dec1b3b50996
<
>

Ficha técnica

. Projeto: Fabiana Duque e Ana Luiza Delgado (arquitetas), com autorização dos proprietários para a matéria neste jornal
. Fotografia: Ana Luiza Brinati (@mefestudiocriativo)
. Produção visual: José Leonardo Afonso (@joseleonardoafonso)

Giro do Design

. Está fazendo sucesso a loja de souvenirs mais linda do Brasil, “Não deixe de ir”, que é um luxo, com presentes personalizados em aquarela e brindes especiais. Um destaque para os pequenos quadros em aquarela retratando prédios históricos de JF e canecas.
. Este colunista agradece as mensagens recebidas por 2026, em especial a ligação da simpática Leila Farah, a “tia Leila”, leitora assídua do Jornal Tribuna de Minas e desta coluna. Inteligente, antenada nas notícias e formadora de opinião, está sempre conectada nos acontecimentos da região.
. Em breve, na região do Bairro Cascatinha, surge mais uma opção para os profissionais da área de arquitetura e design. O público antenado com este setor terá novidades para a linha Home.
. Um destaque para o atendimento da RE Tintas da Avenida Francisco Bernardino, com atenção, competência e qualidade. Em especial, para o consultor de vendas Gilmar, pelo atendimento com excelência a este colunista.
. Com uma atmosfera acolhedora e contemporânea, o projeto de interiores da D’Anthero Pizzaria e Trattoria no Vale do Ipê aestá recebendo muitos elogios, inclusive pelo simpático atendimento aos clientes.

assinatura casa Arrumada 1

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também