Casa na Primavera

Por Luiz Henrique Duarte

Casa na Primavera

Detalhes estilosos, cores e tendências que marcam a estação

Com a chegada da primavera, tudo se renova, os hábitos e costumes modificam-se instantaneamente em alguns detalhes dos ambientes de casa. As mantas com tecidos mais quentes abrem espaço para as mantas com fibras leves, deixando os sofás ou poltronas mais aconchegantes. A paleta de cores da estação é voltada para os tons pastéis e cores suaves, mas, no entanto, as nuances mais vibrantes podem marcar presença em peças decorativas pontuais, sejam jarras, acessórios para cozinhas, vasos e objetos em geral. Os tecidos, como algodão e linho, remetem ao conforto, elegância com descontração e naturalidade, com a sensação de acolhimento.

As fibras naturais como o bambu, palha, rattan, sisal, e vime, como a taboa, são as apostas assertivas nesta estação principalmente. O dourado, mais uma vez, volta com tudo. Ele representa o mundo solar, a terra irradiada por raios de luz natural e pode ser inserido nos ambientes em objetos diferenciados, sem exagero algum, claro! Tudo pensado para os ambientes modernos, projetados com uma atmosfera prezando o convívio familiar, receber amigos, curtir a casa, descansar e equilibrar as energias com peças que traduzem personalidade. O rústico contemporâneo, com um aspecto mais bruto e rudimentar, de formatos irregulares, podem estar presentes na porcelana com visual de cerâmica e no ferro de aparência envelhecida.

Surgem também a junção das linhas orgânicas e peças de arte com inspiração retrô, trazendo a nostalgia dos anos 60, 70 e 80, no melhor estilo flashback. O estilo escandinavo e um conceito minimalista de design, como a arte oriental, estão entre as características da primavera. Em resumo, a moda para esta spring-summer ainda traz as peças artesanais em crochê ou macramê, o estilo boho, os tons da natureza, verde-oliva, marrom, mostarda, azul, off-white e uma paleta de pigmentações com matizes bem diversificadas.

A cerâmica substitui os cristais, o reluzente colorido delas também está em itens da cozinha gourmet. Almofadas com tecidos em algodão e detalhes cortados a laser estão na moda.

As espécies de plantas naturais dentro e fora dos ambientes para promover um frescor e humanizar também são uma tendência do paisagismo, com arranjos desconstruídos. A vegetação permanente também ilustra a ornamentação da estação, visando à praticidade.

Ficha técnica:

Fotos: Luiz Henrique Duarte
Produção e styling: Geórgia Vidal e Luiz Henrique Duarte

IMG_7956 IMG_3608 IMG_7357 IMG_4440 IMG_2948 IMG_3126 IMG_6820 IMG_4446 6a76e672-1250-413c-a65e-88680ebfe057 IMG_4441 IMG_4448
<
>

 

Giro do Design

– Para o Dia das Crianças, a aconchegante loja de presentes finos Bolhas de Sabão, em São Mateus, além da exclusiva linha casa, para decorar os ambientes, está com uma coleção bonecas em tecidos e anjinhos. Um destaque para o tapete bordado com amarelinha. A vitrine, infantil e lúdica, inspirada na data comemorativa, tem destaque para as fantasias da Mia Gato.

– A Casa Cor Minas, realizada em Belo Horizonte, no icônico Palácio das Mangabeiras, celebrou sua 25ª edição em grande estilo. Este colunista agradece o convite, como imprensa. Os espaços criativos, elegantes, foram bem projetados por profissionais da arquitetura e design de interiores, priorizando o bem-estar, conforto e muita harmonia. O paisagismo merece destaque.

– Um sucesso a mesa florida, harmoniosa, suave, leve e sutil, com inspiração na primavera, composta por Carol Scoralick (@carol_contemamor – criadora de conteúdo digital ), com ideias baseadas no “fazendo você mesmo”.

– Um alô especial para a família Casa Mattos ( @lojascasamattos ), que está sempre sintonizada no programa Casa Arrumada, com dicas deste colunista, sobre arte, design, paisagismo, de forma descomplicada, seguindo as tendências, dentro do Giro Transamérica 91,3 FM, às sextas-feiras, 17:35hs.

– Desperte novas experiências: a mesa com design minimalista, tampo com bordas arredondadas e cadeiras com base em ferro texturizado e encosto ergonômico, com inspiração oriental, é a grande aposta para o design das mesas e cadeiras das salas de jantar.

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também