Para o Natal: árvores estilizadas com guirlandas minimalistas

Transforme a decoração natalina tradicional em uma experiência sensorial

Por Luiz Henrique Duarte

O primeiro domingo de dezembro de 2024 é o do advento, que é o tempo de preparação dos ambientes da casa para celebrar o Natal: data oficial no calendário litúrgico cristão para montar a árvore e expor as guirlandas nos ambientes. Neste ano, a tendência são as cores tradicionais verde e vermelho com bolas de design, formatos, texturas e tamanhos variados, representando os desejos e frutos da vida humana: amor, alegria, esperança, perdão, paz, felicidade e sucesso. Elas também podem simbolizar os gestos de amor entre irmãos da terra.

As bolas de Natal representam a vida e renovação, simbolizando a esperança.

As famílias costumam reutilizar as bolas de Natal ano após ano, e muitas vezes passam as coleções de geração para geração, sempre mesclando com outras novas com tendências mais atuais.

Guirlandas, velas e presépio

A guirlanda é um adorno natalino feito com ramagens entrelaçadas. A tradição de pendurar guirlandas na porta principal das casas remonta à Roma Antiga, quando os romanos expunham coroas nas portas para favorecer a saúde de todas as pessoas da casa. A guirlanda na porta de entrada tem um significado de prosperidade e abundância, um símbolo de fé e continuidade.

As velas naturais ou em led como os presépios regem as tradições para compor a decoração como os tradicionais bonecos quebra-nozes e renas.

LUIZ-HENRIQUE LUIZ-HENRIQUE-(12) LUIZ-HENRIQUE-(10) LUIZ-HENRIQUE-(9) LUIZ-HENRIQUE-(8) LUIZ-HENRIQUE-(7) LUIZ-HENRIQUE-(5) LUIZ-HENRIQUE-(4) LUIZ-HENRIQUE-(3) LUIZ-HENRIQUE-(1) LUIZ-HENRIQUE-(11) LUIZ-HENRIQUE-(6)
<
>

Experiência sensorial

Os seres humanos são sensoriais e adquirem entendimento através da visão, audição, tato, olfato e paladar, além dos movimentos das atividades motoras ou psíquicas. Um Natal sensorial, de acordo com estudos sobre design ambiental, traz a incorporação de texturas acolhedoras na decoração para criar um ambiente que convida ao toque e à sensação de aconchego durante o Natal. As pesquisas indicam que a escolha de velas e essências aromáticas não apenas estimulam os sentidos, mas também evocam memórias afetivas dessa época do ano.

Especialistas em psicologia ambiental dizem que a integração de músicas temáticas natalinas e sons reconfortantes contribuem para uma experiência sonora, transformando o espaço em um ambiente festivo.

Para montar seu espaço com árvore e guirlanda, verifique a metragem do ambiente e áreas de circulação para não comprometer o entorno. As luzes piscantes em fios de led são mais seguras e econômicas.

Ficha técnica

Árvores, guirlandas e design: Geórgia Gifts

Fotos e cenografia: Luiz Henrique Duarte

Produção e styling: Geórgia Vidal e Luiz Henrique Duarte

Giro do Design

. A advogada Jane Sotto Maior já está em ritmo de decoração natalina. A sua imensa árvore nevada, decorada em tons vermelhos tradicionais, mescla bolas com texturas diferentes. O destaque ficou por conta da fita em xadrez clássico.

. E por falar em decoração natalina, a advogada Ana Tereza Baeta Campomizzi está recebendo mil elogios por compor seu bem montado apartamento com peças temáticas de extremo bom gosto.

. A vitrine da Geórgia Gifts ganhou destaque por sua composição com peças que mostram os tons clássicos do Natal e cores modernas da celebração. Circulando por lá, na tarde de terça-feira, a empresária Adriana Barros, com um imenso arranjo de lírios naturais da Casa Buquê para presentear Geórgia.

. A table designer Leniane Feyo lançou com sucesso a Tote Bag, que é prática e versátil, com estampas estilosas e cores elegantes. Para fazer compras, ir ao mercado ou levar para o treino.

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também