Imagem Pessoal: qual é a importância para a sua carreira e como construí-la

Vamos entender a importância em criar e preservar uma imagem pessoal que ressalte seus diferenciais e te projete para melhores oportunidades.

Por Marcelle Larcher

Tudo em você comunica, desde o modo como você se veste, como fala, se expressa, sua postura, o que faz e como faz, absolutamente tudo passa uma mensagem. Visto isso, o que esse conjunto de ações e características reflete para as pessoas? Você já parou para pensar e avaliar isso, ou essa não é uma preocupação que passa pela sua cabeça?

Se você não se preocupa com a imagem que transmite e consequentemente com que as pessoas pensam sobre você baseado nisso, eu te convido então para prestar um pouco mais de atenção neste aspecto e entender os motivos que fazem a sua imagem pessoal ter muita importância nos mais diversos ambientes da sua vida, principalmente na sua construção profissional e carreira.

Vamos entender a importância em criar e preservar uma imagem pessoal que ressalte seus diferenciais e te projete para melhores oportunidades.

Entendendo melhor imagem e percepção

A imagem que você transmite é um conjunto de associações e valores, ou seja, tudo que lhe é característico, é responsável por projetar a ideia que outras pessoas possam ter sobre você.

A percepção, por sua vez, tem por conceito o ato, efeito ou capacidade de perceber alguma coisa, na prática, isso significa que todo aquele conjunto que compõe a sua imagem, seja uma fala, um gesto, uma roupa, tudo isso gera uma percepção para o outro, que irá interpretar o seu comportamento, fazendo uma avaliação/julgamento que pode ser positivo ou não.

Sua imagem precisa representar quem você é e onde quer chegar

O primeiro ponto que você deve se questionar quanto a imagem que você transmite, é se o que as pessoas percebem é coerente com o que você acredita e deseja estar comunicando, se ela corresponde aos seus objetivos a ponto de abrir caminhos até eles.

Pare um minuto e reflita! É muito importante que você pense sobre isso, afinal, nem sempre a nossa imagem percebida é aquela que nós gostaríamos de passar. Imagine, por exemplo, que você passe a ideia de que é alguém fechado e pouco receptivo quando, na verdade, você é uma pessoa expansiva. Se o seu desejo é ser visto de uma forma e a sua imagem é algo completamente diferente, isso significa que tem algo errado na forma que você expressa isso.

Trabalhe o seu autoconhecimento, isso vai te ajudar no alinhamento entre essa expectativa Vs. realidade, bem como, no reconhecimento do que precisa ser trabalhado e desenvolvido para que você transmita uma imagem alinhada com seus objetivos e valores.

Imagem e mercado de trabalho

Quem acredita que se preocupar em melhorar a imagem é coisa de artistas e personalidades famosas comete um grande erro. Apesar dessa ser uma crença comum, ter uma boa imagem, e um alinhamento da mesma com seus objetivos de carreira, além de não ser uma exclusividade do mundo da fama, deveria ser algo obrigatório na lista de prioridades para todo o tipo de profissional.

Todos nós temos uma imagem a zelar, e em algum momento o ambiente profissional irá cobrar isso. Imagine, por exemplo, no âmbito corporativo, onde milhares de pessoas disputam espaço no mercado de trabalho e boas oportunidades demandam o desenvolvimento de tantas habilidades. Como se diferenciar e destacar-se nesse meio? Com certeza, investir na sua imagem é um dos caminhos.

Você é o seu cartão de visita e construir uma imagem coerente é um carimbo essencial no passaporte que vai te permitir entrar e conquistar espaço em um mercado de trabalho que busca por profissionais reconhecidos, que transmitam credibilidade e confiança, capazes de desempenhar funções diferentes, bem adaptados e que produzem bons resultados. Isso sem falar em quem deseja ter o próprio negócio e apostar no empreendedorismo, nesse caso, ter uma rede de contatos e uma imagem positiva pode ser considerado algo ainda mais crucial para abrir portas e ajudar na aquisição de clientes.

 5 dicas para colocar em prática

1 Invista em qualificação – a melhor maneira de se construir uma carreira em qualquer área é destacar-se pela qualidade do que você faz. O desenvolvimento da sua imagem está diretamente ligado à competência e isso pode ser conquistado através de muito estudo e especialização.

2 Seja proativo – vá contra a acomodação. Empresas buscam profissionais cada vez mais atualizados, prontos para encarar desafios, e principalmente, pessoas que estão à frente das necessidades da empresa, atentas a solucionar problemas antes mesmo que eles sejam delegados.

3 Gerencie bem seu tempo – esse é um ponto fundamental em vários aspectos, desde você certificar-se de que vai comparecer no horário certo em seus compromissos, transmitindo uma imagem de pontualidade, até o desenvolvimento da sua capacidade de síntese e objetividade, por exemplo, reuniões e encontros com pautas específicas devem durar somente o necessário sem nenhum tipo de rodeio.

4 Seja organizado – isso vale em todos os sentidos, sua capacidade de organização reflete em situações como o cumprimento de prazos, entregas e claro, também no sentido de ambiente, bagunça, etc.

5 Cuide da sua aparência  –  todos somos seres individuais e únicos, temos gostos e estilos diferentes, contudo, é importante que você lembre-se que apenas poucos segundos são suficientes para criar-se uma opinião, uma primeira impressão. Por isso, estar atento ao vestuário e se o mesmo é coerente com a imagem que você deseja passar e com o ambiente que você está inserido é algo a ser avaliado com atenção.

Dica Extra!

Invista no seu branding pessoal e abuse das redes sociais a seu favor. Não podemos esquecer que vivemos na sociedade da revolução 4.0, somos seres conectados, por isso, a nossa imagem se estende a esses ambientes. Mas atenção!! Isso tanto pode ser um diferencial, como pode causar problemas se feito de maneira incorreta. Vamos entender.

Um bom exemplo de ambiente digital propício para as relações profissionais é o LinkedIn, a rede social é uma ferramenta importantíssima para criar network e é um espaço onde você pode impulsionar a sua imagem através do compartilhamento de experiências, participações em projetos, competências e muito mais.

Hoje, muitas pessoas também utilizam outras redes sociais como o Facebook e o Instagram, que apesar de serem redes com um caráter mais pessoal, são ferramentas que podem ser exploradas. Porém, é importante destacar que nesses casos, é importante ter cautela, existem diversos casos de advertências e demissões por comportamento inapropriado na internet e danos à imagem de um profissional, são difíceis de serem recuperados, resultando em desconfiança e menos oportunidades. Lembre-se, tudo em você comunica, incluindo o que escreve e publica.

O que acha de aproveitar toda essa reflexão e virar a chave investindo em você e na sua imagem pessoal? A dedicação de tempo e recursos nessa jornada de autoconhecimento e da projeção assertiva de quem você deseja ser, é necessária para a sua construção de carreira e o acesso às oportunidades certas.

MARCELLE GERACAO 2

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle é Especialista em Gestão Comportamental. Atua como Sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial, possui Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de Líderes, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresários e gestores. Empresária, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também