Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

O autoconhecimento profissional para uma carreira de sucesso

Você pode desenvolver o autoconhecimento através de ferramentas que vão favorecer essa autopercepção como a autoavaliação e o feedback.

Por Marcelle Larcher

29/04/2022 às 09h26 - Atualizada 29/04/2022 às 09h26

A nossa vida profissional não é uma linha reta, é uma corrida contra o tempo repleta de altos e baixos, afinal, estamos falando de um processo de desenvolvimento com vários obstáculos no caminho.

Uma jornada que implica a tomada de decisões importantes, a busca por oportunidades que tenham a ver com o que estamos buscando e também toda construção de habilidades técnicas e comportamentais.

Portanto, como encarar toda essa jornada quando não se sabe onde deseja chegar? Hoje, quero te mostrar como o autoconhecimento profissional é importante para o seu progresso e construção de carreira. Boa leitura!

O autoconhecimento como ferramenta

O autoconhecimento, nada mais é, que o nosso entendimento sobre nós mesmos. Desenvolver essa habilidade é apurar o nosso olhar e apostar em ferramentas que vão dar nitidez às nossas características pessoais, atitudes, gostos e preferências, valores e tudo aquilo que nos torna um indivíduo ímpar.

Na prática, você pode desenvolver o autoconhecimento através de ferramentas que vão favorecer essa autopercepção como a autoavaliação e o feedback. Ambas, são opções que vão te ajudar nessa identificação de potencialidades e pontos de melhoria. 

Autoavaliação 

Como o próprio nome já diz, a autoavaliação é um exercício de olharmos para dentro, e nos baseando em nossa rotina, objetivos e experiências vividas, avaliar o todo. Você pode colocar no papel, para deixar essa análise mais clara e visual. 

Feedback 

É uma oportunidade de se observar pelos olhos de outras pessoas. É verdade que em um feedback, nem sempre ouvimos aquilo que gostaríamos, porém, até mesmo nessas ocasiões podemos aproveitar a oportunidade para entender a imagem que estamos passando, se é isso que gostaríamos, o que está bom e alinhado com nossos objetivos e o que desejamos e podemos melhorar. 

Autoconhecimento para a vida profissional

Já entendemos o que é o autoconhecimento e como essa habilidade dispõe de ferramentas importantes para a nossa conexão com quem somos e o que queremos. Mas, você sabe a essencialidade dessas descobertas também para a sua carreira?

A percepção de si, promovida pelo autoconhecimento profissional, tem foco nos aspectos que dizem respeito às suas ambições e competências. Consiste em conhecer seus talentos e vocações, bem como, o seu nível de domínio da área de atuação em que se encontra e os diferenciais que te fazem ou podem te tornar um profissional bem capacitado.

O autoconhecimento profissional pode beneficiar:

Quem está começando:

Quem está iniciando uma jornada profissional, geralmente ainda não tem com nitidez de que maneira deseja atuar propriamente, e busca por oportunidades que permitam explorar as possibilidades. Contudo, este é o momento ideal para dar início na busca pelo autoconhecimento, ampliando as chances de alcançar o sucesso a partir da compreensão de diferenciais e pontos de melhoria.

Quem já atua no mercado:

Para aqueles que já estão imersos em suas atividades, o autoconhecimento profissional é a chave para o aprimoramento das habilidades. Quando você aprimora o seu diferencial competitivo, isso abre novas portas e possibilita novas oportunidades de crescimento.

Quem busca uma transição de carreira:

Quando não se está mais satisfeito profissionalmente, o caminho é buscar meios de trilhar novos caminhos. Nessa perspectiva, o autoconhecimento é a única maneira de refletir assertivamente sobre o assunto, tomar decisões e direcionar esforços para a mudança pretendida.

Talento e Vocação: você conhece o seu potencial?

Você já parou para pensar que “se encontrar” na sua vida profissional é algo que está relacionado diretamente aos seus talentos e sua vocação?

O conteúdo continua após o anúncio

Muitos acabam por confundir esses conceitos, então vamos entendê-los:  

Talento

Aliás, você sabe a diferença entre ambos

Sabe quando alguém simplesmente não entende como você consegue realizar algo de maneira tão simples? Esse é o seu talento!

Os talentos são ações que fazemos de uma maneira muito fácil. Podemos dizer que, na sua essência, é a habilidade com que se realiza algo.

Um talento quando descoberto pode e deve ser aprimorado.

Vocação

Podemos dizer que a vocação é uma tendência ou habilidade nata que leva uma pessoa a exercer uma determinada profissão ou carreira.

É algo que nos põe em movimento e está diretamente ligada às nossas convicções, ou seja, vem de dentro de nós e não precisa ter uma lógica estruturada.

A relação entre o autoconhecimento e uma carreira de sucesso

O autoconhecimento permite a compreensão do caminho a ser seguido. Se você deve ir para o lado empreendedor, funcionário, consultor, para o ramo de exatas, humanas, etc. Em outras palavras, é o que vai te mostrar quais carreiras fazem mais sentido, de acordo com suas características e expectativas.

Mas não se engane! Desenvolver o autoconhecimento não é uma tarefa simples. Se fosse assim, o momento de escolha de uma graduação que realmente reflita nossos objetivos e sonhos não seria algo tão desafiador, e muitos não trocariam de curso ou área de atuação no meio do caminho.

A construção de uma carreira de sucesso é conduzida por decisões e nesse sentido, o autoconhecimento profissional é o que vai te dar argumentos para você ser mais feliz no dia a dia da profissão, na escolha de uma especialidade, no relacionamento com os colegas, no tempo que se dedica a novos cursos ou na motivação em sua rotina.

Outros benefícios do autoconhecimento profissional:

  1. Melhor administração do seu tempo e definição de prioridades;
  2. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
  3. Motivação para as tarefas que precisam ser executadas;
  4. Saber quando não perder tempo em um emprego no qual não vê futuro;
  5. Comunicar-se de forma mais clara, seja em conversas ou e-mails;
  6. Superar ansiedades e possíveis medos que podem impedir o seu crescimento.

 

E então, ficou claro a importância do autoconhecimento profissional? Ao refletir sobre o assunto, você acredita estar no caminho certo ou entende que mesmo que precise começar do zero, é hora começar a priorizar essa habilidade?

Busque esse conhecimento até o ponto em que você alcance suas metas com mais facilidade, deixando de insistir em algo que não lhe faz bem.

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle atua como Sócia e Diretora Executiva de Carreira do Grupo Larch. Graduada em Pedagogia e Psicologia pelo CES/JF e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Empresária, empreendedora e gestora no setor de ensino, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional e Corporativa, e 26 anos de mercado.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia