Metaverso: como a inovação trazida por esse ambiente virtual imersivo influenciará o mercado de trabalho?

o Metaverso é a grande aposta para o futuro, que já começa a ser construído e dá seus primeiros passos desde já.

Por Marcelle Larcher

Com certeza, nos últimos tempos, você deve ter se deparado em algum momento com o tema que abordaremos no texto de hoje. Você já ouviu falar em Metaverso?

O termo vem ganhando cada vez mais força, se tornando o centro das atenções nos mais diversos aspectos, além de estar movimentando milhões e promovendo uma nova perspectiva, cheia de possibilidades para alguns setores.

Especialmente no nicho de tecnologia, o Metaverso é a grande aposta para o futuro, que já começa a ser construído e dá seus primeiros passos desde já. Estamos falando da oportunidade de explorar mundos baseados em realidade virtual, bem como, da convergência entre o virtual e o real.

Não foi à toa, por exemplo, a decisão do Mark Zuckerberg pela mudança de nome do Facebook, que agora se chama Meta. O conceito de Metaverso chegou para transformar e pautar muito do que vem pela frente.

Mas a pergunta aqui é, de que maneira essa nova tendência vai impactar as nossas vidas, principalmente quando o assunto é mercado de trabalho? Vamos então conhecer mais sobre o Metaverso e sua influência no mercado?

Contextualizando: o que é o Metaverso?

Antes de entendermos melhor, voltaremos um pouco atrás, você lembra como era a vida sem internet, se a facilidade dessa conexão rápida com o mundo, a qualquer hora e em qualquer lugar? Não faz tanto tempo e mesmo assim é difícil imaginar, não é mesmo?

Em um futuro próximo, estaremos nos referindo da mesma maneira sobre o Metaverso, afinal estamos falando de um conceito que chegou para transformar nossas vidas e a nossa maneira de interagir com as pessoas, com os ambientes (reais e virtuais), com o mundo.

O Metaverso é o nome usado para denominar um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver usando avatares. Em outras palavras, ele é uma evolução da nossa internet atual, para uma internet imersiva.

Hoje, a nossa “vida digital” é acessada por celulares e computadores. Mas isso se transforma em uma experiência muito mais imersiva no Metaverso, onde mais do que navegar na internet, será possível vivenciá-la por dentro.

O céu é o limite e tudo é possível de ser inventado nessa realidade imersiva é tudo isso será construído por meio de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, hologramas, etc.   

Na prática, por exemplo, ao colocar os óculos de realidade virtual, equipados com fones de ouvido e sensores, será possível entrar um mundo virtual online que também incorpora realidade aumentada, avatares holográficos 3D, vídeos e outros meios de comunicação. Ou seja, as pessoas poderão interagir, aprender, colaborar, trabalhar, jogar, dentre muitas outras possibilidades, nos espaços do Metaverso.

É importante destacar aqui, que este cenário ainda não é totalmente possível. Isso porque, muitas das tecnologias necessárias para que o Metaverso se torne real ainda precisam ser desenvolvidas, bem como, os equipamentos necessários para esse tipo de experiência como, por exemplo, os óculos de realidade virtual precisam se tornar mais acessíveis à população em geral.

Metaverso e mercado de trabalho

O mercado de trabalho é algo em constante evolução e é nítido como os avanços tecnológicos são grandes responsáveis por muitas dessas mudanças. Hoje, já visualizamos nitidamente como algumas profissões que já não faziam mais sentido tornaram-se extintas, ao mesmo tempo que outras surgiram diante das novas demandas. O cenário futuro não será diferente, principalmente com o desenvolvimento do Metaverso, onde certamente veremos muitas novidades surgirem no campo da tecnologia e da inovação.

Apesar de o status atual do Metaverso ainda ser muito embrionário, é certo que o seu desenvolvimento deve ser acelerado nos próximos anos. E mesmo com a certeza de novas profissões e demandas concentradas na área de tecnologia e informação (TI), também veremos áreas clássicas, como engenharia, arquitetura e administração, marketing e comunicação no radar dos empregadores.

5 novas profissões com o Metaverso

Você consegue nomear ao menos 5 novas profissões criadas pela demanda da internet e das redes sociais? Hoje vemos oficios que antes sequer poderíamos imaginar que existiriam um dia. Bom, a expectativa é que com o desenvolvimento do Metaverso aconteça o mesmo.

As possibilidades são inúmeras, muito ainda surgirá dentro desse universo, e hoje, eu destacarei 5 dessas novas profissões para você:

1 – Influenciador avatar

Se você está agora se perguntando do que se trata um influenciador avatar, entenderá melhor ao lembrar-se da Lu do Magalu, um dos grandes exemplos de sucesso atualmente. Estamos falando de avatares que atuam como influenciadores de marcas, com a vantagem de que diferente dos influenciadores digitais, os avatares estão sempre disponíveis e podem estar em vários lugares ao mesmo tempo. Eles podem ser criados a partir de influenciadores reais ou não, podem também ser um personagem virtual com características e personalidade própria.

2 – Estilista de moda digital

Você já ouviu falar dos NFTs? São itens virtuais únicos, que não podem ser substituídos, destruídos ou copiados, com autenticidade comprovada através de informações registradas. Com a evolução desses itens digitais, muitos designers tendem a se especializarem no desenvolvimento de produtos para o mundo virtual, sejam “skins” (roupas para avatares) ou acessórios.

3 – Gestor de patrimônio e imobiliário digital

Esse profissional fará a gestão de terrenos, construções e propriedades dentro do Metaverso. Além disso, também trabalhará avaliando e prospectando melhores investimentos em imóveis digitais.

4 – Analista de taxas de transação virtual

Com o aumento de transações no ambiente do Metaverso, quem trabalha com dados precisará de apoio para analisar e criar melhores taxas para registro dessas operações em diferentes criptomoedas. Esse é um profissional, possivelmente estatístico.

5 – Especialista em segurança cibernética

Serão responsáveis por avaliar e bloquear invasões em tempo real e garantir que as leis e protocolos definidos pelo time de segurança da informação sejam reconsiderados e corrigidos.

O Metaverso promete fazer barulho, movimentando bilhões, nas mais diversas áreas. Mesmo ainda sendo um conceito novo e em desenvolvimento, promete desde já ser um novo passo da evolução tecnológica em nossas vidas, seja na nossa forma de nos comunicar e interagir, ou nos novos rumos e possibilidades profissionais. E então, o que achou de tudo o que falamos no texto de hoje?

CREDITOS LARCHCOMPARTILHAMARCELLE GERACAO

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle é Especialista em Gestão Comportamental. Atua como Sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial, possui Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de Líderes, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresários e gestores. Empresária, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também