Intraempreendedorismo: como profissionais e empresas podem se tornar mais relevantes em um mercado competitivo e dinâmico

O intraempreendedorismo é uma das características mais visadas no mercado de trabalho atual, sua principal característica é a capacidade do desenvolvimento de ideias e inovações, a partir da atitude proativa do colaborador na empresa.

Por Marcelle Larcher

Como fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico? O que as empresas podem buscar para se destacar nesse cenário? Como profissionais podem se tornar mais relevantes?

O Intraempreendedorismo é algo extremamente relevante para empresas e profissionais neste cenário. Você conhece este conceito?

As organizações, hoje, buscam por inovação e por um diferencial que impulsione sua vantagem competitiva. O Intraempreendedorismo diz respeito ao olhar para dentro em busca de tudo isso e encontrar nos próprios colaboradores essa vontade e competência. Colaboradores que buscam, criam e implementam ideias, possuem capacidade diferenciada de analisar cenários e de encontrar oportunidades.

Vamos entender!

O que é intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo é uma das características mais visadas no mercado de trabalho atual, sua principal característica é a capacidade do desenvolvimento de ideias e inovações, a partir da atitude proativa do colaborador na empresa.

Basicamente, estamos falando de pessoas que são capazes de, mesmo não sendo donos do negócio, agir com uma mentalidade empreendedora dentro da organização, resolvendo problemas, propondo soluções e entregando além do que se é esperado.

Aqueles que possuem o perfil intraempreendedor acabam se destacando, justamente, pela vontade em fazer mais do que é pedido, pela vontade de criar e por não demonstram comodismo ou engajamento em atividades dominadas pela rotina.

Intraempreendedorismo e empreendedorismo são a mesma coisa?

O intraempreendedor possui as mesmas características positivas que um empreendedor no sentido de inovar, propor novas ideias e fazer acontecer, no entanto, existe uma diferença e são sim, conceitos distintos.

Quando tratamos de empreender, contemplamos aqueles que assumem os riscos de abrir uma empresa, se responsabilizando pelos prejuízos, problemas administrativos, gestão de funcionários, entre outras responsabilidades.

Neste caso, existe a vontade de construir e trazer novas ideias, bem como, existe todo o risco, ônus e os bônus que essa opção carrega.

No intraempreendedorismo, estamos falando de assumir essa postura dentro de uma empresa que já existe.

Em outras palavras, um empreendedor tem a ideia inicial para abrir uma empresa, movendo toda a estrutura necessária para fazê-la acontecer. Já o intraempreendedor pode exercer um papel-chave na sobrevivência dessa organização, ajudando a preservar o conceito inicial vivo e buscando manter a companhia sempre à frente.

Qual a importância do intraempreendedorismo para as empresas?

Não é à toa que o intraempreendedorismo vem sendo adotado por cada vez mais empresas. Entenda 4 motivos que fazem do intraempreendedor, uma oportunidade das organizações se manterem relevantes e competitivas no mercado:

  • O perfil intraempreendedor é inquieto pela busca por novos conceitos que podem ser aplicados tanto para produtos inéditos quanto para a melhoria de processos existentes.
  • Essas pessoas possuem a habilidade de identificar problemas e propor soluções para questões, antes que elas se tornem problemas maiores que possam prejudicar a empresa.
  • A postura proativa do intraempreendedor evita que a organização se torne obsoleta e perca valor de mercado, ou seja, vai contra o comodismo de apenas reagir diante dos acontecimentos.
  • Absorver esses talentos e favorecer estabilidade para que esses profissionais possam dar vazão à sua criatividade e agir com dinamismo implica na redução de alguns custos como: impostos, contratação de funcionários, compra de maquinário, investimento inicial, etc. Bem como, a empresa evita a formação de novos concorrentes.

Características do intraempreendedorismo?

Aprender a identificar o intraempreendedorismo nas empresas é descobrir quais habilidades e competências devem ser exercitadas. Confira algumas características que dizem respeito ao perfil desse tipo de profissional:

  • Baixa insegurança aos riscos, mas sem ser imprudente;
  • Capacidade de foco total na execução de suas atividades;
  • Autoconhecimento e a constante busca de qualificação para os seus pontos de melhoria e especialidades;
  • Inquietação contínua quando o assunto são resultados;
  • Satisfação por novos desafios;
  • Atenção sobre as movimentações do mercado e novas tendências;
  • Capacidade de tomada de decisões;
  • Multidisciplinaridade;
  • Resiliência e dedicação;
  • Proatividade.

E então, conseguiu compreender a relevância do intraempreendedorismo? Deu para perceber como as empresas que conseguem atrair talentos com esse perfil certamente saem na frente, podendo alcançar patamares mais altos do que o previsto? 

Em resumo, podemos refletir como tudo isso trata-se, cada vez mais, de aproveitar e valorizar o capital humano à sua disposição, abrindo espaço para novos conceitos.

MARCELLE GERACAO 2

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle é Especialista em Gestão Comportamental. Atua como Sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial, possui Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de Líderes, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresários e gestores. Empresária, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também