A importância do branding pessoal no desenvolvimento da carreira profissional

O gerenciamento de imagem não é uma exclusividade de pessoas públicas ou celebridades, todos nós de certa forma somos uma marca e quando conseguimos ser representados da melhor maneira possível e somos precedidos por uma boa imagem e reputação aumentamos as nossas chances em alcançar sucesso na carreira.

Por Marcelle Larcher

As empresas reconhecem a importância do branding para criar uma imagem forte e positiva no mercado. Mas, você sabia que da mesma forma, as pessoas também podem aplicar essa lógica a si mesmas?

O gerenciamento de imagem não é uma exclusividade de pessoas públicas ou celebridades, todos nós de certa forma somos uma marca e quando conseguimos ser representados da melhor maneira possível e somos precedidos por uma boa imagem e reputação aumentamos as nossas chances em alcançar sucesso na carreira. 

Vamos entender melhor como o branding pode ser particularmente importante em ambientes profissionais? 

 

O que é branding pessoal?

O Branding é um conjunto de estratégias e ações que envolvem o processo de criar e gerenciar uma marca. 

Assim como as empresas usam o branding para construir sua reputação e criar uma percepção positiva na mente dos consumidores, as pessoas também podem usar o branding pessoal para criar uma imagem pública ou corporativa positiva e estabelecer uma reputação sólida.

Na prática, é a maneira pela qual uma pessoa apresenta a si mesma ao mundo, e envolve a construção de uma identidade visual, bem como a definição de sua mensagem e valores pessoais.

Antes de falarmos sobre como e de que maneira utilizar o branding para conquistar espaços e oportunidades, preciso que você entenda três conceitos importantes dentro desse tema, o de imagem, reputação e percepção.

Imagem – se refere ao conjunto de elementos visuais que compõem a identidade visual da pessoa, como seu estilo de roupa, cabelo, maquiagem, entre outros. A imagem é uma forma poderosa de comunicação não verbal e pode influenciar significativamente a maneira como as pessoas são percebidas pelos outros.

Reputação – é a percepção que os outros têm de uma pessoa e é construída ao longo do tempo, com base nas ações, comportamentos e interações com os outros. Uma boa reputação pode abrir portas para novas oportunidades e ajudar a pessoa a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Percepção – é a maneira como as pessoas percebem a imagem e a reputação de uma pessoa. Mas, vale ressaltar que a percepção pode variar de acordo com a perspectiva de cada indivíduo, e é justamente uma boa gestão do branding pessoal que pode ajudar a garantir uma percepção positiva e consistente.

 

O branding pessoal como ponte para as oportunidades 

A construção de uma imagem profissional forte e positiva possui impacto significativo no acesso às melhores oportunidades de trabalho e no alcance de objetivos profissionais. Isso porque, quando as empresas contratam novos colaboradores, geralmente procuram pessoas que não só tenham as habilidades e a experiência necessárias para o cargo, mas também que tenham uma imagem profissional forte e adequada à cultura da empresa.

Imagine que em um processo seletivo você possui habilidades e experiências semelhantes às de outros candidatos, a única coisa capaz de te diferenciar e impulsionar um passo a frente é  uma imagem positiva, que transmita confiança, credibilidade e competência. Além disso, uma imagem profissional forte pode ser útil para avançar na carreira mesmo quando já há uma estabilidade, abrindo portas para promoções ou oportunidades de desenvolvimento profissional.

 

Branding na prática: como construir um posicionamento de marca pessoal?

Alguns pilares são fundamentais na construção do posicionamento de imagem, veja como colocá-los em prática:

  • Identifique suas habilidades e experiências únicas e crie uma mensagem clara e concisa que demonstre o valor que você pode oferecer aos outros.
  • Entenda quem são as pessoas que você deseja alcançar e o que elas estão procurando em um profissional. Isso ajudará a adaptar sua mensagem e comunicação de acordo com as necessidades e interesses dessas pessoas.
  • Crie uma imagem visual consistente que transmita a sua personalidade, isso pode refletir desde a aparência, roupas e estilo, até a criação de uma identidade visual, com paleta de cores, fontes e um logotipo pessoal.
  • Utilize canais de comunicação adequados para divulgar seu trabalho, criar conexões e desenvolver um relacionamento com outros profissionais. Isso pode incluir redes sociais, blogs, palestras e eventos de networking.
  • Mantenha um comportamento profissional e coerente com a imagem que deseja transmitir. Mas, claro, é importante ser genuíno e autêntico.
  • Busque feedback e melhoria contínua, estabelecendo uma reputação sólida e confiável.

Construir um posicionamento de marca pessoal forte e eficaz é uma ponte entre seus objetivos profissionais e as oportunidades do mercado de trabalho. Por isso, é muito importante a reflexão: você tem se destacado? As outras pessoas ou empresas te enxergam como você gostaria de ser visto?

 

 

MARCELLE GERACAO

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle é Especialista em Gestão Comportamental. Atua como Sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial, possui Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de Líderes, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresários e gestores. Empresária, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também