Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Planejamento de carreira: mais que uma ferramenta, uma metodologia que vai te levar exatamente onde deseja chegar

Se você não possui metas e objetivos claros, você é o seu principal obstáculo. A inércia não combina com o sucesso profissional

Por Marcelle Larcher

03/12/2021 às 08h53 - Atualizada 03/12/2021 às 08h53

Por muitas vezes nós já falamos sobre as diversas transformações do mercado de trabalho até aqui, bem como, sobre a perspectiva existente para o cenário futuro. Partindo desse ponto de vista é nítido o quão desafiador é para qualquer profissional, todo o processo de construção e desenvolvimento de carreira.

Sim, estamos falando de um mercado altamente competitivo e exigente, mas você sabia que, muitas vezes, ele pode não ser o seu maior obstáculo? Apesar do mercado interferir de diversas formas para o sucesso profissional, afinal, as circunstâncias e oportunidades podem ser diferentes para cada um e elas serão determinantes para isso, a verdade é que nada vai adiantar se o profissional não sabe onde quer chegar, ou como.

Você já deve ter ouvido, em algum momento, a clássica frase do filme Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. E essa é uma lição que vale para absolutamente tudo, inclusive para a sua vida profissional.

Se você não possui metas e objetivos claros, você é o seu principal obstáculo. A inércia não combina com o sucesso profissional, a busca constante por conhecimento e desenvolvimento é indispensável para qualquer um, em qualquer área, e é importante que esse processo seja direcionado de alguma forma a algum objetivo.

Sendo assim, vamos então falar sobre planejamento de carreira, entender sua importância, de que forma pôr essa ferramenta em prática, bem como, seus benefícios.

Então, o que é um planejamento de carreira?

O planejamento de carreira nada mais é que um direcionamento para o crescimento profissional, um plano que visa estruturar as etapas necessárias para conquistar o seu objetivo profissional seja ele qual for. Se você almeja entrar em determinada empresa, conquistar um cargo específico, ser promovido e ganhar mais destaque na organização em que já atua… não importa o objetivo, o primeiro passo sempre será planejar, entender onde você está e para onde deseja ir, mapeando essa jornada a ponto de torná-la eficaz.

Resumindo, esse planejamento é um conjunto de objetivos, metas e ações que ajudam um profissional a se destacar em longo prazo, na prática, trata-se de colocar no papel a sua real visão de futuro, aonde você almeja chegar daqui a um, cinco ou dez anos e como fará para realizar.

Por que o planejamento de carreira é importante?

Vamos fazer uma simples comparação:

Profissional 1- completou a graduação mas não sabe quais são os próximos passos, busca por qualquer oportunidade, parou de investir no seu conhecimento e desenvolvimento.

Profissional 2- tem um objetivo e se planejou para alcançá-lo, continua evoluindo e está indo atrás do desenvolvimento técnico mais avançado, bem como, das habilidades que o levarão a sua meta.

E então, qual desses dois profissionais irá conseguir acessar as melhores oportunidades do mercado de trabalho? Qual vai obter maior sucesso profissional e satisfação pessoal?

A importância de um planejamento está em não perder de vista fatores importantes como o investimento que deve ser feito em si mesmo, os desafios que poderão ser encontrados e as oportunidades que deverão ser aproveitadas para alcançar o objetivo final.

O conteúdo continua após o anúncio

É sobre não se deixar levar pelo acaso, sem qualquer perspectiva estratégica acerca do próprio futuro. 

Desenvolvimento de carreira: etapas indispensáveis para o seu posicionamento na vida e no mercado

Autoconhecimento: conheça seus talentos, habilidades e competências

Não existe um plano de carreira sem autoconhecimento, afinal, estamos falando de uma ferramenta guia dos seus objetivos e aspirações e só existe uma maneira de você ser assertivo nisso.

Identifique quais são seus valores, interesses, motivações e medos, ou seja, tudo o que te move no âmbito pessoal.

Da mesma forma, reconheça as habilidades técnicas e comportamentais que vão te permitir se destacar no mercado de trabalho. Lembre-se do que sempre falamos por aqui: quando o assunto é construção de carreira, as pessoas com maior índice de sucesso são aquelas que bem desenvolvidas em ambos os aspectos.

Planejamento: defina seus objetivos profissionais estabeleça o que deve ser feito para conquistá-los

Quais são os seus ideais de auto realização? Onde você deseja chegar? Você consegue se imaginar em um cenário de futuro próspero?

Não dá para prever o futuro, assim como não há garantias de que o planejado será fiel à realidade, mas considerando os seus principais objetivos de carreira é possível entender as possibilidades e traçar metas e etapas a serem cumpridas/alcançadas. Para isso, você pode incluir pontos como:

  •       formações necessárias para o crescimento;
  •       salário desejado;
  •       habilidades em idiomas;
  •       viagens ou mudanças para o exterior;
  •       realização de concursos ou processos seletivos;
  •       habilidades para se tornar um empreendedor(a).

Esse plano de ação precisa ser bem detalhado, prevendo cada etapa de maneira específica, incluindo prazos para a conclusão de cada uma. 

Determinar o tempo será fundamental pois dessa forma, você cria uma linha do tempo bem definida e organiza o processo facilitando a manutenção desse compromisso.

Análise de cenário: entenda o mercado na prática

Como é o mercado da sua área de atuação? Descubra profissionais, verifique quais são as ofertas de trabalho e, até mesmo, em quais regiões você teria mais chances de se dar bem na carreira.

Também pesquise os cargos do seu interesse e o salário para cada nível.

Depois de entendermos o que é o planejamento de carreira e como esta é uma metodologia de desenvolvimento indispensável, também é importante falarmos que apesar de ser um direcionamento, esse planejamento será flexível. Afinal de contas, somente as experiências da sua jornada dirão se você deve permanecer ou modificar os caminhos traçados. O mais importante mesmo é ter consciência de para onde você está indo, ter um objetivo claro. E então, você sabe onde está hoje e quais são os próximos passos?

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle atua como Sócia e Diretora Executiva de Carreira do Grupo Larch. Graduada em Pedagogia e Psicologia pelo CES/JF e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Empresária, empreendedora e gestora no setor de ensino, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional e Corporativa, e 26 anos de mercado.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia