Habilidades profissionais: influência e persuasão no trabalho

Em nossas rotinas, somos constantemente submetidos a diversas situações e decisões que envolvem outrem ou um coletivo. Nesse contexto, a persuasão e a influência caminham juntas e são fundamentais para conquistar aliados, convencer pessoas, vender novas ideias, mudar opiniões, resolver problemas, etc.

Por Marcelle Larcher

Dentre as muitas competências que um profissional precisa desenvolver para atuar plenamente no mercado de trabalho, ser persuasivo e influente são skills importantes e capazes de fazer toda a diferença em suas jornadas.

Em nossas rotinas, somos constantemente submetidos a diversas situações e decisões que envolvem outrem ou um coletivo. Nesse contexto, a persuasão e a influência caminham juntas e são fundamentais para conquistar aliados, convencer pessoas, vender novas ideias, mudar opiniões, resolver problemas, etc. 

Neste texto, eu vou te mostrar a importância dessas habilidades no mercado de trabalho, o potencial em desenvolvê-las e como colocar em prática através de comportamentos.

Persuasão e influência 

Vamos começar a entender o que é persuasão e influência? 

A persuasão é a arte de convencer, uma habilidade que consiste em trazer pessoas para o nosso lado, fazendo com que concordem ou até mudem de opinião sobre algo que falamos, situações, ideias, etc. A forma de abordagem, comunicação e argumentos apresentados são importantes na hora de persuadir. 

Já a influência é a ação que algo ou alguém possui sobre o outro. É ser autoridade, servir de modelo e assim exercer algum tipo de interferência no modo de agir ou pensar de outras pessoas. 

Em uma análise comparativa, podemos dizer que a persuasão é algo direto, objetivo e incisivo, enquanto a influência, de certa forma, é mais intrínseca, gradativa, construída no dia a dia.

 

A importância dessas habilidades no mercado trabalho

Não é por acaso que a persuasão e influência são competências requisitadas pelo mercado, ambas habilidades, podem ser  classificadas como excelentes estratégias do processo comunicativo, sendo necessárias em muitas finalidades profissionais, como: fechar parcerias, negociações, vendas, criação de novos projetos, desenvolver lideranças e muito mais.

Para um líder, ser persuasivo é uma ferramenta de gestão e ter uma influência positiva sobre seu time é algo extremamente importante para o incentivo ao alcance de objetivos e melhores resultados.

Outro ponto é uso da persuasão para impulsionar processos comunicativos, fazer com que equipes comprem ideias e acreditem nelas, vistam a camisa e cooperem sem ser por meio de uma imposição. O que além de tudo, ainda vai contribuir para o clima organizacional. 

Em termos de negociação essas habilidades também se fazem indispensáveis, fazendo a diferença no processo comercial no momento de fechar acordos e em vendas. 

 

Na prática! Como ser persuasivo e influente? 

Persuadir e influenciar não é dom, manipulação ou fazer com que os outros gostem de você. Toda habilidade é resultado de um processo de desenvolvimento que envolve novos hábitos, ações e comportamentos. Confira algumas dicas que podem te ajudar:

 

Se relacione 

Como já mencionado, influência é algo que se constrói pouco a pouco, resultado de uma boa reputação, demonstração de autoridade acerca de algum tema, da credibilidade das suas ações. 

Mas como conquistar isso? Um dos meios é relacionar-se, gerar network, descobrir novas afinidades, discutir planos, gerar conversas, compartilhar objetivos, pontos de vista, etc. 

 

Saiba se comunicar

De que adianta ter boas ideias se você não conseguir transmiti-las da melhor forma?

Uma boa comunicação é expressar-se bem, adaptando linguagens e abordagens às situações, demonstrando segurança e propriedade do que está sendo dito. Certamente tudo isso possui grande impacto para fazer com que as pessoas acreditem, concordem e te apoiem em decisões e novas ideias.

 

Crie repertório

Conhecimento nunca é demasiado e é a nossa bagagem que nos faz ter perspectivas amplas, acerca de diferentes temas, realidades, culturas, etc. Transitar fora da própria bolha e das mesmas opiniões é o que vai aguçar seu pensamento crítico, ajudando a desenvolver conversas e construir pensamentos.

Faça isso diversificando atividades, leia, estude, viaje, vá a lugares diferentes, converse com pessoas que não pensam como você, explore coisas novas.

Tudo isso vai te ajudar a ampliar seu repertório e te dar bagagem para saber argumentar e se comunicar com pessoas diferentes, aumentando sua capacidade de ser persuasivo e influente. 

 

Seja empático e respeite os limites

Lembre-se, persuadir e influenciar é diferente de manipular! Não estamos falando em fazer com que alguém faça algo do jeito que você deseja e sim sobre conexão. 

Ouça o outro, argumente, aponte evidências, mas sem tentar exercer controle com a intenção de levar vantagem.

Pessoas pensam que possuem vivências divergentes e considerar isso é importante mesmo quando o objetivo é mudar um ponto de vista ou opinião.

 

E então, diante do que vimos, essas são habilidades que você já domina ou será este o momento de pôr em prática novas o que foi aprendido?

 

MARCELLE GERACAO

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle é Especialista em Gestão Comportamental. Atua como Sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial, possui Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de Líderes, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresários e gestores. Empresária, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

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