Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Trava na pose

A sua foto de perfil está falando bem de você nas redes sociais?

Por Ana Paula Calixto

14/01/2022 às 07h00 - Atualizada 13/01/2022 às 18h28

Chama no zoom dá um close! O trecho da música que gruda na cabeça e viralizou nas redes sociais traduz bem o mundo conectado e de superexposição em que vivemos, onde a gestão da imagem pessoal inclui a qualidade da sua foto de perfil. Seja ela do seu crachá, do seu contato no celular ou de qualquer aplicativo nas mídias socias.

E aqui já fica uma pergunta: a sua foto de perfil está falando bem de você? Você deve usar a sua imagem pessoal a seu favor. A sua imagem é mais do que um cartão de visitas, é um dos seus ativos mais valiosos. E não basta a foto ser bem produzida, ela só é satisfatória se também for útil, se agregar ao seu objetivo de vida ou trabalho.

Gestão da marca pessoal também inclui como você aparece nas fotos. Você pode usar elementos de comunicação não verbal para gerenciar e incrementar a percepção externa sobre você, identificar e usar cores, modelos e caimentos de roupas que valorizem os seus atributos, conseguindo assim expressar a sua autenticidade e imprimir a sua assinatura de estilo. Além claro, de caprichar na pose!

Na constante construção da imagem, o mais importante é ter um objetivo, assuma o controle da sua imagem e faça-a trabalhar a seu favor. Não é sobre fabricar uma identidade para controlar o que os outros pensam sobre você, mas se certificar de que a imagem que você passa representa quem você realmente é, assim ela se torna sua aliada e não sua inimiga. A busca deve ser por uma harmonia visual, aderência à identidade e uma intenção bem definida. É importante encontrar o equilíbrio entre objetivo de imagem e a sua essência. Priorize ser você e não um personagem.

Não existe fórmula mágica para posar para uma foto. Há vários fatores envolvidos, a sua personalidade, a mensagem que quer passar, tudo isso você deve construir com coerência e consistência, mas existem algumas dicas que podem te ajudar a arrasar nas fotos.

O conteúdo continua após o anúncio

As escolhas das poses que irão reforçar a sua beleza, personalidade, estilo e mensagem são importantes para o seu posicionamento. Você deve levar em consideração a mensagem que você quer passar, além do seu propósito e valores. A pose acentua a mensagem que você quer passar. Nas fotos que fiz com Daniel Venanzoni para a coluna, procurei retratar algumas posturas para ilustrar.

Dicas para sair bem na foto

– Cuide para que suas características sejam corretamente percebidas: cenário, escolha do look, cor, um gesto que reforce a mensagem pretendida
– A escolha da roupa e objetos que integram a foto devem transmitir a sua mensagem. Observe bem e identifique o que agrega à sua proposta e à sua marca ou imagem pessoal. Lembre-se: nada pode chamar mais a atenção que você e tudo deve estar de acordo com o seu objetivo de imagem
– Luz é tudo! Priorize a luz natural para um foto clara que dê para te ver bem. Uma selfie caseira de frente pra janela pode ter resultados surpreendentes!
– Fuja de fundos poluídos e sujos e prefira um fundo neutro ou desfocado, a estrela é você!
– Olhos nos olhos: evite óculos escuros, é importante criar conexão
– Fuja do biquinho, pode ser constrangedor. Prefira um sorriso leve, com naturalidade
– Cuidado com a maquiagem pesada que pode te descaracterizar; se a make parece pesada, grossa, perde em autenticidade. Prefira a leveza!
– Nem todo look é fotogênico, algumas roupas não funcionam na foto, o efeito visual de estampas, brilho e muito volume podem comprometer o resultado
– Invista tempo para pesquisar poses e assim descobrir poses e ângulos que te favorecem, e treine!
– Crie sua assinatura, algo que sempre lembrem de você. Pode ser a maneira de cruzar os braços, colocar as mãos no bolso, no queixo, o seu sorriso!
– Cuidado com a pose escolhida, tenha em mente o seu objetivo de imagem, o corpo fala. Tem que haver coerência na sua mensagem. Se você é super jovial, leve, não precisa ser fotografado numa pose muito rígida só porque isso representa uma pose de sucesso
– Movimente-se! Faça o movimento e pare na pose, fica mais natural. Geralmente as fotos espontâneas são as melhores
– E na dúvida, sorria!

Fonte: Livro “Strike a pose”, de Tay Borges

Postura ereta, pose rígida, cabeça levemente levantada. Pontos que imprimem mensagens de força, de capacidade, de potencial e de sucesso ao mesmo tempo que criam certo distanciamento. Para balancear a força, um leve sorriso ajuda

 

Postura ereta, contida, olhar calmo, lábios sem tensão, braços semicruzados, cabeça reta. Gestual delicado e próximo ao corpo, movimento suave. Características podem transmitir elegância, precisão, refinamento
Cabeça levemente inclinada, com olhar direto e conectado, braços evitam se cruzar. Posturas suaves, abertas e próximas: são convites para uma conversa. O gestual leve, muito sorriso, poses inclinadas e curvas, mas de jeito suaves, tornam a imagem mais leve. Aqui uma das minhas assinaturas, passar as mãos no cabelo.

Ficha técnica:

Fotos: Daniel Venanzoni
Assistente de produção: Tiago Nieves
Looks: Le Lis Blanc
Acessórios: Joias Kether e Jade
Beleza: Equipe Jael Pifano & Marjorie Campos

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia