Tipo físico: qual é o seu?

Por Luiz Henrique Fernandes

Você sabe qual é o seu tipo físico? O seu treino deve ser prescrito necessariamente de acordo com o seu tipo físico para “dar mais resultado”? Pois bem… Vamos tirar algumas dúvidas com relação a isto!
Os tipos físicos, ou somatotipos, podem ser considerados da seguinte maneira:

– ECTOMORFO: Relacionado à magreza;
– MESOMORFO: Relacionado à musculatura;
– ENDOMORFO: Relacionado à gordura;

biotipog
O que define cada um deles são simplesmente as medidas antropométricas (medidas corporais), essas que, de acordo com o hábito de cada um, podem se alterar facilmente. Por exemplo: se você fica doente e perde muito peso, as características de um tipo físico ECTOMORFO ficam mais aparentes. Se você se alimenta de maneira desregrada e não pratica exercícios físicos, as características que serão ressaltadas são as de um ENDOMORFO. Já se você resolve aderir a um processo de ganho de massa muscular o que ficará em evidência serão as características de um MESOMORFO!

Falando mais especificamente de cada um deles, podemos observar suas diferenças:

ECTOMORFO

magra

Aparência fina e níveis de gordura baixos.
As pessoas com um tipo de corpo ectomorfo normalmente possuem corpos finos, com ombros, cintura e quadris estreitos.

Uma das características que chamam bem a atenção é ter o rosto triangular. Existe uma certa facilidade para as pessoas com esse tipo de corpo em perder peso e se manter com baixo nível de gordura corporal, mas, os ectomorfos têm mais dificuldade em ganhar massa muscular do que os outros.

MESOMORFO

mesomorfo

São na maioria das vezes descritos como pessoas de corpos atléticos. Um indivíduo com esse tipo físico, normalmente tem um corpo magro com muita facilidade em ganhar massa muscular.

A maioria dos mesomorfos tem a cintura baixa, estreita e ombros largos. Possuem uma mandíbula quadrada e maçãs do rosto proeminentes. Essas pessoas tendem a ter um metabolismo rápido, facilitando a perda de peso.
Os mesomorfos tendem a ter pernas e braços bem desenvolvidos, com músculos fortes e definidos.

ENDOMORFO

endomorfo

Esse é um tipo físico encorpado, com mais gordura corporal.
As pessoas com esse tipo de corpo normalmente possuem ossos largos, quadris e coxas grandes e rostos redondos. Os braços e pernas costumam ser curtos, salientando ainda mais o aspecto encorpado. Na maioria dos casos, as pessoas têm uma cintura alta, e mãos e pés pequenos.

Além disso, os endomorfos possuem um nível maior de gordura corporal, porém tem mais facilidade para construir tecidos musculares do que os demais.
A perda de peso é uma grande dificuldade para as pessoas com este tipo físico.

 

Haveria então um tipo de treino específico para cada tipo físico?

tipo fisico

Na verdade, o que deve ser levado em conta é como o indivíduo QUER ficar, e não como ele ESTÁ naquele momento (lembrando que estamos falando de TIPO FÍSICO, e que temos diversas variáveis a serem consideradas para a montagem de um treino). Então, é procurar um profissional de educação física, passar pra ele o seu histórico e quais são os seus objetivos. Feito isto, o professor vai analisar, planejar e te guiar pelo melhor caminho a ser seguido, até à conquista dos seus melhores resultados!

Para mais informações, outros assuntos, dicas e para conhecer melhor sobre o meu trabalho, acesse o meu Instagram e curta a minha página no Facebook.  Grande abraço e até a próxima!

 

Luiz Henrique Fernandes

Luiz Henrique Fernandes

O Professor Luiz Henrique Fernandes (CREF 6 MG - 016003) é Bacharel e Licenciado em Educação Física, Pós Graduado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano. É o professor responsável técnico do Studio Luiz Henrique Personal Trainer localizado no bairro São Pedro, onde trabalha com o treinamento funcional e suas vertentes, além de treinamento de corrida, treinamento de força, emagrecimento e condicionamento físico geral, sempre com foco na saúde e qualidade de vida das pessoas. Luiz Henrique também atua como palestrante, levando vários assuntos relacionados à sua área de atuação à instituições de ensino e empresas da região. Criador do DESAFIO: Você mais saudável e mais feliz, que busca através melhorar os hábitos dos participantes através da atividade física, dicas relativas a alimentação e rotinas do dia a dia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também