Como montar o calendário de conteúdo para campanha eleitoral
Baixe nosso modelo de calendário e aprenda como usar cada área para planejar a produção e dividir as tarefas entre a equipe de redatores e social media.
Quem acompanha nosso blog, já viu que falamos sobre formatos e planejamento de conteúdo para campanhas eleitorais online. Nesses dois posts nós reforçamos a necessidade de se fazer um calendário de conteúdo para organizar a produção de material na campanha.
Por isso, produzimos alguns posts e materiais educativos sobre o tema. Alguns exemplos são:
Eleições 2018: como criar e gerenciar fanpages de candidatos
Como produzir conteúdo eleitoral relevante na campanha 2018
4 fatores de sucesso de uma campanha eleitoral na web
Como fazer um site de candidato para a campanha eleitoral
No post de hoje nós vamos abrir pra você o nosso método de trabalho, explicando como funciona o calendário de conteúdo que usamos aqui no Grupo Emedia e que garante a gestão e o sucesso dos nossos clientes. No fim do post, vamos disponibilizar um link pra você baixar o nosso modelo de calendário.
Nós utilizamos as planilhas do Google Drive pela organização dos tópicos em tabelas, pela facilidade de edição e pela possibilidade de compartilhamento do mesmo arquivo por vários usuários na nuvem. Assim que um membro da equipe edita o arquivo online, os demais membros com acesso ao documento já recebem a atualização em tempo real.
Personas
A primeira aba da nossa planilha é relativa às personas para as quais direcionamos nosso conteúdo. O passo a passo de como montar uma persona pode ser visto nesse post aqui. Seguindo as orientações de análise de público, essa aba contém:
- Informações Pessoais: dados que deem informações não apenas demográficas (idade, classe social, sexo, etc.), mas também informações sobre a personalidade e estilo de vida.
- Informações Profissionais: dados sobre a área de atuação da persona.
- Rotina: atividades que ela desempenha no seu dia a dia.
- Aspirações: quais objetivos essa persona almeja alcançar.
- Dores e Necessidades: quais obstáculos a impedem de alcançar esses objetivos
- Influenciadores: quem é responsável por ajudar a formar sua opinião, onde e com quem ela se informa.
Como você verá no nosso modelo, exemplificamos com quatro personas diferentes. Isso porque, muitas vezes, é necessário levantar mais de uma persona e segmentar a produção de conteúdo para que ele seja mais eficiente. Nas eleições, o levantamento de algumas personas será extremamente necessário, pois como o eleitorado é muito amplo, pensar em materiais para atingir todo o universo de pessoas poderá gerar conteúdos superficiais e pouco engajadores.
Conteúdo do Blog/Site
Na segunda aba, contemplamos o calendário de postagens do blog com todas as informações pertinentes à produção de conteúdo. Como você poderá ver na planilha, nessa área determinamos as datas de produção e de postagem do conteúdo, o tema, a persona para quem ele se direciona, o formato em que será produzido (texto, vídeo, posdcast, infográfico, galeria de imagens, etc.), o título, as palavras-chave, o briefing, observações, links de referência para o redator e o status de produção, para o acompanhamento das fases pela equipe.
Mídias Sociais
Na terceira e quarta abas, nos dedicamos ao conteúdo das mídias sociais. A aba de Editorias determina quais os temas principais a serem abordados. No caso da campanha eleitoral, exemplos de editorias poderiam ser “Saúde”, “Educação”, “Transporte”, “Motivacional”, “Juventude”, “Universitários”, “Mercado e Empregos” e assim por diante. Na hora de definir as editorias, pense nas personas e quais os temas, formatos e canais mais importantes pra elas. Você pode completar o quadro indicando em quais mídias cada editoria será utilizada e as hashtags relacionadas ao tema.
Na aba do calendário de mídias sociais nós tomamos como exemplo a utilização do Facebook e Instagram. Essa será a aba com a maior parte de informação, pois tem orientações determinadas pelo planejamento para redator e designer. Separada por dias da semana, ela aborda o briefing dos posts, o texto usado na peça e o texto usado na legenda do post para o Facebook e Instagram.
Resultados
Por fim, reunimos na mesma planilha os resultados a serem acompanhados pela equipe de marketing nos canais trabalhados, no caso, Facebook, Instagram e Site/Blog. Nessa aba, você poderá registrar semanalmente o aumento de seguidores nas mídias sociais, o alcance dos posts, o engajamento, as interações recebidas e o número de posts que foram publicados. Na área do site, em verde, é possível registrar semanalmente os conteúdos mais acessados.
Essa foi a apresentação do nosso calendário de conteúdo. Você pode acessar aqui nosso modelo disponibilizado no Google Drive. Para editá-lo, você deverá possuir um login no Google e clicar em “Fazer uma Cópia” dentro de “Arquivo” .
Se ficou alguma dúvida ou se você tem algo a acrescentar ou sugerir, fique à vontade para entrar em contato com a gente. Será um prazer ouvir a sua opinião.
Até a próxima!