Ter o domínio e entendimento sobre quem é o seu público e o que ele quer é requisito fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Uma boa estratégia de marketing digital precisa ser baseada no público que você deseja atingir.
Todas as táticas e o conteúdo que vão compor a sua estratégia precisam ser do interesse do seu comprador ideal.
Pensando nisso, Alan Cooper, considerado o pai das buyer personas, estendeu o conceito de público-alvo e criou uma forma de otimizar, segmentar e definir quem é esse público, o que ele faz e do que ele gosta.
Persona ou buyer persona é um perfil semificional que representa o cliente ideal de uma empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.
As aplicações de uma buyer persona são inúmeras, mas a mais importante é que quando bem definidas, tem o potencial trazer muito mais sucesso a sua estratégia.
Por que criar uma persona?
A criação de personas é vista como um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de resultados. Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso.
Pense na buyer persona como um guia para tudo que será criado dentro da sua estratégia de marketing digital, pois é ela quem vai interagir com o conteúdo que você criar.
Falando nisso, você sabe como o marketing de conteúdo pode te ajudar e que tipo de agência faz esse serviço?
É bem comum que hajam algumas dúvidas entre esses dois conceitos. Mas uma coisa que você deve ter em mente é que persona e público-alvo não são sinônimos.Veja um exemplo e entenda melhor!
Público-alvo: Homens e mulheres, de 21 a 28 anos, solteiros, graduados em administração, com renda média mensal de R$ 4.500. Pretendem se profissionalizar e gostam de viagens.
Persona: Carlos Henrique tem 24 anos, é administrador recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.
Viu a diferença na profundidade das informações? Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, como falado no tópico acima, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.
#DICA: É comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida. Porém, não exagere. Se uma persona pode limitar muito seu público, muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco.
Uma boa persona pode ser a chave do sucesso para a sua empresa, por isso crie-a com precisão e se baseando sempre em dados relevantes.
Como criar uma buyer persona
Buyer Personas não podem ser criadas através de palpites ou suposições.Para que o produto final seja de qualidade. é necessário a realização de pesquisas, entrevistas e coleta sistematizada de dados junto à clientes e prospect.
A lista de perguntas que podem ser feitas é extensa e varia de acordo com o segmento de cada empresa. Mais importante ainda, para criar uma persona de qualidade é importante conhecer o seu cliente.
Primeiro passo: Faça perguntas
Como você já possui dados dos seus clientes e eles já sabem quem é a sua empresa, você deve a princípio procurar entrevistar pessoas que ainda não são seus clientes. É necessário fazer as perguntas certas para conseguir os dados necessários, pois o objetivo é criar uma identidade para a sua Buyer Persona. É baseando nessa Buyer Persona que você vai criar um planejamento de marketing.
Colete informações como:
Quais são as informações demográficas dessa pessoa
Coletar informações demográficas lhe ajudará a realizar o marketing offline e online com um foco melhor, além de ajudar a formar uma imagem de quem é a sua persona. Separe entre homens e mulheres, pergunte se eles são casados, qual é a renda familiar mensal, onde eles moram, qual a idade, se eles têm filhos, e qualquer outra pergunta que você ache necessária para lhe ajudar na formação da identidade da sua persona.
Quais são os seus objetivos? O que eles valorizam?
O seu objetivo é ajudar a sua persona a resolver algum problema ou mostrar uma oportunidade com o seu produto ou serviço. Então faça o possível para entender qual é o objetivo deles também, o que eles almejam, o que eles estão buscando, o que faz eles se sentirem bem, quais são os sonhos deles, o que eles mais valorizam.
Quais são seus pontos fracos?
Descubra quais são as dificuldades que essas pessoas estão enfrentando. O que os está impedindo de alcançar seus objetivos e sonhos e quais são suas dores. Pergunte detalhadamente sobre como essas dificuldades fazem eles se sentirem. Entenda o que afeta emocionalmente a vida deles, e assim você poderá entender melhor como você e a sua empresa poderão ajudá-los.
Onde eles buscam as informações?
Se você vai criar um perfil de consumidor ideal do seu produto, você precisa saber onde esse consumidor busca as informações. Eles buscam na internet, utilizam mídias sociais, ou eles preferem ver pessoalmente, ou talvez ler um jornal, revista. Sabendo onde eles buscam informações, você saberá exatamente onde a sua campanha de marketing deverá estar. O melhor cliente é o cliente bem informado.
Qual mercado elas trabalham e qual o cargo que ocupam?
A importância que você deverá dar a essa pergunta com certeza vai variar do produto ou serviço que você vende.
Faça essa pesquisa com a quantidade de pessoas que você ache necessário, não precisa ser um número muito grande, mas precisa ser o suficiente para que você consiga achar padrões.
Segundo passo: junte com os dados de seus clientes atuais
Após ter realizado a pesquisa, você já conseguiu as informações necessárias para criar um perfil de quem pode ser a sua Buyer Persona. Agora é necessário pegar os dados da sua pesquisa, e analisar com os dados que você possui dos seus atuais clientes. Utilize as mesmas perguntas feitas na pesquisa.
Terceiro passo: Descreva o perfil
Com os dados que você possui, você já conseguiu definir os padrões necessários para criar a sua Buyer Persona, ou seja, você já conseguiu definir quem é seu cliente ideal, e vai ser baseado nessa informação que todo o seu planejamento de marketing vai focar.
Crie quantos perfis você acha que deve, claro que de acordo com os resultados de suas analises. O importante é que você dê um nome e uma imagem à sua Buyer Persona. Você deve deixar bem claro como é o seu cliente ideal, ele tem que ser de fato uma pessoa!
No perfil, além do nome, e da imagem, você deve colocar todos os dados que você conseguiu de forma bastante simples para que a definição fique bem clara. Você deve colocar por exemplo, a idade, localização, nível social, cargo, mercado, e todas as informações que você achar significantes para que todos os seus funcionários saibam exatamente a qual pessoa eles estão vendendo.
Evitando erros
A construção de um persona deve ser feita com base em fatos e dados, não em palpites ou especulações. Uma persona errada pode trazer mais problemas do que soluções. A sua persona é seu cliente ideal, conheça ele bem e evite “achismos”. Existem alguns erros que são cometidos com mais frequência que você imagina. Vamos a alguns deles.
Não crie personas demais e fique atento!
Com muitas personas, sua estratégia nunca fica completa. Por isso crie menos personas e trabalhe elas de forma mais completa. Personas são muito úteis para o marketing de conteúdo, especialmente por causa de sua clareza. Mas não se engane, por trás dessa aparente simplicidade deve existir muita pesquisa e estudo.
Mantenha o foco nas características importantes (comportamento de compra, preferências de conteúdo e produto, objetivos, problemas), eles realmente importam para o seu negócio.Uma buyer persona é uma ferramenta excelente que pode ajudar uma empresa a produzir conteúdo mais relevante e direcionado.
Crie personas e as trate como amigos próximos, pense na reação dela ao ler o conteúdo ou interagir com um CTA. Algo bem importante é sempre realizar testes! Você conhece as preferências dela, mas nem sempre é possível acertar em cheio. Trabalhe com o que você descobriu e otimize os processos ao longo do tempo.
Quer saber mais? Entre em contato conosco. Temos uma equipe de profissionais qualificados sempre prontos para sanar as suas dúvidas e te ajudar a entrar no universo de vendas digital.
Até breve!
Receba as principais notícias da Tribuna de Minas no seu WhatsApp!
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.
×
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de todos os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
__cfduid
1 month
The cookie is used by cdn services like CloudFare to identify individual clients behind a shared IP address and apply security settings on a per-client basis. It does not correspond to any user ID in the web application and does not store any personally identifiable information.
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Cookie
Duração
Descrição
__atuvc
1 year 1 month
This cookie is set by Addthis to make sure you see the updated count if you share a page and return to it before our share count cache is updated.
__atuvs
30 minutes
This cookie is set by Addthis to make sure you see the updated count if you share a page and return to it before our share count cache is updated.
audit
1 year
This cookie is set by Rubicon Project and is used for recording cookie consent data.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Cookie
Duração
Descrição
_gat
1 minute
This cookies is installed by Google Universal Analytics to throttle the request rate to limit the colllection of data on high traffic sites.
YSC
session
This cookies is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Cookie
Duração
Descrição
__gads
1 year 24 days
This cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
_ga
2 years
This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gid
1 day
This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the wbsite is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages viisted in an anonymous form.
_hjFirstSeen
30 minutes
This is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
APID
1 year
This cookie is used to store information of how a user behaves on multiple websites. This information is them used to customize the relevant ads to be displayed to the users.
GUC
This cookie is set by the provider Yahoo. This cookie is used for Yahoo conversion tracking.
taboola_session_id
session
The domain of this cookie is owned by trc.taboola.com. This cookie is used for creating a temporary per session user ID.
uvc
1 year 1 month
The cookie is set by addthis.com to determine the usage of Addthis.com service.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Cookie
Duração
Descrição
__qca
1 year 26 days
This cookie is associated with Quantcast and is used for collecting anonymized data to analyze log data from different websites to create reports that enables the website owners and advertisers provide ads for the appropriate audience segments.
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
APIDTS
1 day
This cookie is set by the provider Yahoo.com. This coookie is used to collect data on visitor preference and behaviour on website inorder to serve them with relevant content and advertisement.
audience
1 year
The domain of this cookie is owned by Spotxchange. This cookie is used for targeting and advertising.
B
This Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr
3 months
The cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
icu
3 months
This cookies is used to select ads and limit the number of a times a user sees a particular ad. The information stored in the cookies are how times an ad has been shown, how recently an ad has been shown, or how many total ads have been shown.
IDE
1 year 24 days
Used by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
IDSYNC
1 year
This cookie is used for advertising purposes.
khaos
1 year
This cookie is set by rubiconproject.com. The cookie is used to store user data in an anonymous form such as the IP address, geographical location, websites visited, and the ads clicked. The purpose of the cookie is to tailor the ads displayed to the users based on the users movement on other site in the same ad network.
loc
1 year 1 month
This cookie is set by Addthis. This is a geolocation cookie to understand where the users sharing the information are located.
mc
1 year 1 month
This cookie is associated with Quantserve to track anonymously how a user interact with the website.
t_gid
1 year
The cookie is set by taboola.com. The cookie assigns a unique user ID to users and use this ID for serving relevant advertisement and content.
test_cookie
15 minutes
This cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uuid
1 year 27 days
To optimize ad relevance by collecting visitor data from multiple websites such as what pages have been loaded.
uuid2
3 months
This cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
This cookie is set by Youtube. Used to track the information of the embedded YouTube videos on a website.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
Cookie
Duração
Descrição
___ws_d_st
30 minutes
No description
___ws_gid
78 years
No description
___ws_ses
30 minutes
No description
___ws_ses_sec
30 minutes
No description
___ws_vis
5 months 27 days
No description
___ws_vis_sec
5 months 27 days
No description
___ws-sr
session
No description
__io_cid
1 year
No description
__rd_experiment_version
No description
_gat_UA-22130941-1
1 minute
No description
_hjAbsoluteSessionInProgress
30 minutes
No description
_hjid
1 year
This cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample
2 minutes
No description
_pk_id.133.523a
1 year 27 days
No description
_pk_ses.133.523a
30 minutes
No description
_ssc
2 days
No description
_ttuu.s
2 years
No description
A1
No description
A1S
No description
A3
1 year
No description
anj
3 months
No description
CfP
session
No description
CONSENT
16 years 10 months
No description
cto_writeable
1 hour
No description
denakop_freq
7 days
No description
n
1 month
No description
nav43391
1 year
No description
nid
2 years
No description
ortcsession-w5tlOg-s
session
No description
rsid
session
No description
ruid
past
No description
ses15
19 hours 26 minutes
No description
trc_cookie_storage
1 year
No description
trk
1 month
No description
tt_c_c
30 minutes
No description
tt_c_m
30 minutes
No description
tt_c_s
30 minutes
No description
tt_c_vmt
30 minutes
No description
tt.nprf
1 day
No description
tt.u
1 year
No description
ttbprf
1 month
No description
ttbprftmp
1 minute
No description
ttc
30 minutes
No description
ttca
1 hour
No description
ttnprf
1 month
No description
ttnprftmp
1 minute
No description
u
1 year
The purpose of this cookie is targeting and marketing.The domain of this cookie is related with a company called Bombora in USA.
UID
2 years
No description
UIDR
2 years
This cookie is set by scorecardresearch.com. The cookie is used to tracks the users activity across the internet on the browser such as visit timestamp, IP address, and most recently visited webpages and may the data send to 3rd party for analysis and reporting to help their clients better understand user preferences.