Como medir o sucesso de uma campanha através dos KPI’s
Para que sua estratégia de marketing tenha o resultado esperado é necessário que algumas métricas sejam analisadas. Saiba como usar KPI’s para vender mais.
Para que sua estratégia de marketing tenha o resultado esperado, é necessário que algumas métricas sejam analisadas de acordo com os objetivos estipulados, além da definição de áreas específicas para tais análises.
O marketing digital de alta performance possui ferramentas denominadas de KPI’s (Key Performance Indicators) capazes de mensurar informações, fazendo com que a empresa obtenha dados específicos de cada campanha veiculada.
Relembre “O que são KPIs e porque eles são essenciais para sua empresa” nesse post.
Existe uma infinidade de KPI’s, logo, é preciso saber qual deles é o ideal para o momento estipulado, uma vez que proporcionam verificação de dados em tempo real.
Saiba mais em “Determine os melhores KPIs de acordo com seus objetivos”.
Dessa forma, a empresa pode permanecer com as estratégias adotadas ou alterar a abordagem de acordo com os resultados encontrados.
Mas “Como medir o sucesso de uma campanha?”. Acompanhe o nosso post e descubra.
A importância do KPI para a campanha
Medir o sucesso de uma campanha proporciona que metas sejam atingidas de forma consciente, armazenando métodos que deram certo para aplicações futuras ou reformulações.
Existem diversos tipos de KPI’s para a mensuração dos resultados, os quais conseguimos separar em dois grupos distintos, mas que não são trabalhados separadamente, são eles:
- Primários (fornecem a possibilidade de administrar o lucro que a campanha está gerando e se os investimentos foram realmente bem aproveitados)
Secundários (mostram como está a aceitação do seu conteúdo perante o público-alvo)
Ambas as análises dependerão única e exclusivamente dos objetivos da sua empresa, variando de acordo com as necessidades e as metas da campanha.
É preciso analisar estrategicamente, bem como detalhar ao máximo os dados obtidos, colocando sempre em ordem de prioridade.
Devido a esse fato, é importante contar com profissionais familiarizados com as ferramentas e que possuam conhecimento em análise dos dados obtidos através dos KPI’s.
Tudo isso deve ser feito desde o momento em que a campanha começou a ser veiculada, é preciso acompanhar de perto cada passo dado, antes que tudo se transforme em uma imensa bola de neve.
Ao ampliar a forma como você olha seu negócio, fica muito mais fácil criar indicadores inteligentes para serem trabalhados. É preciso pensar na campanha como um todo, mas analisar cada uma das suas partes individualmente.
Indicadores inteligentes, escolhidos da maneira correta, bem pensados, de acordo com a sua meta, fazem com que as estratégias de marketing que estão dando certo, estejam ao seu alcance para aprimoramento.
Sendo assim, fica muito mais fácil atingir o número de leads qualificados desejados, aumentar suas vendas ou qualquer outro fator almejado pela empresa, além de medir o sucesso da campanha.
Cuidado com equívocos!
Com tantos KPI’s para serem analisados, infelizmente erros podem ser encontrados, o que pode ocasionar em fracasso, perda de dinheiro e de tempo.
É preciso estar sempre atento aos dados mensurados, tentando extrair deles o máximo de informação antes de fazer um agrupamento entre tudo aquilo que foi estudado durante a campanha.
Pensar somente em números também não irá resolver possíveis problemas, é preciso que estratégias de marketing sejam criadas para alavancar os resultados, levando sua empresa ao objetivo estipulado ao lançar a campanha.
Se alguma coisa não está caminhando da forma como deveria, se inspire no ditado “cortar o mal pela raiz”, descubra a origem dos problemas e ache uma solução para eles.
O melhor disso tudo é poder encontrar os pontos fortes e fracos da sua campanha e, através de tudo o que foi analisado, focar a atenção em tudo o que deve ser melhorado ou em tudo aquilo que deve ser mantido.
Melhorias no processo são sempre bem vindas, pois elas reciclam a forma de abordagem e não deixam o seu canal de comunicação com o cliente engessado. Sempre existem soluções, basta olhar com outro ângulo, analisando sempre os KPI’s mais importantes para sua campanha.
E se quiser uma ajuda para implementar essas e outras estratégias de marketing digital de alta performance, vamos bater um papo sem compromisso. Fique à vontade para entrar em contato com a gente.
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Até a próxima!