EmpĆ³rio Wine & Liquor: Boa oportunidade para conhecer mais sobre vinho
Evento, de 6 a 8 de julho, visa a descomplicar o vinho por meio de workshops variados e feiras com expositores
Apesar de a cultura dos vinhos estar se difundindo e cada vez mais pessoas apreciarem a bebida independentemente da estaĆ§Ć£o do ano, Ć© inegĆ”vel que a chegada do inverno lhe confere um charme especial. Dando boas-vindas Ć temporada de frio, Juiz de Fora terĆ” a primeira ediĆ§Ć£o do EmpĆ³rio Wine & Liquor, de 6 a 8 de julho, no Shopping Spazio Design. A proposta do evento, que terĆ” workshops variados e feira com expositores para venda, degustaĆ§Ć£o e harmonizaĆ§Ć£o de vinhos e licores, Ć© justamente descomplicar o universo da bebida e proporcionar crescimento do mercado de vinhos finos na regiĆ£o. “Ć um evento diversificado. A ideia Ć© mostrar que, com conhecimento sobre a origem, os processos de produĆ§Ć£o e outras informaƧƵes importantes, qualquer pessoa pode ter acesso a um excelente vinho, a intenĆ§Ć£o Ć© desconstruir mitos sobre a bebida, como o de que ‘vinho bom Ć© caro ou importado’, transformar mesmo a relaĆ§Ć£o custo-benefĆcio do consumidor por meio da programaĆ§Ć£o variada”, explica Marco Morais, um dos organizadores do evento e especialista em terroir, o modo como o conjunto de caracterĆsticas Ćŗnicas de um vinho Ć© chamado.
Segundo Marco, que tambĆ©m Ć© representante regional da AssociaĆ§Ć£o Brasileira de Sommeliers (ABS), nĆ£o hĆ” nivelamento para a participaĆ§Ć£o em quaisquer dos eventos informativos, e os participantes podem adquirir ingressos para as sessƵes em que tiverem maior interesse. “Todo mundo pode participar de todos os eventos, atĆ© quem jamais tomou um vinho. O propĆ³sito Ć© aproximar as pessoas da cultura do vinho e dos importadores da bebida.”
Para um dos expositores, o mĆ©dico Humberto de Campos, que transformou a paixĆ£o pelos vinhos em negĆ³cio, tornando-se importador, a proximidade com o pĆŗblico Ć© um dos diferenciais do evento. “Este contato pessoal permite que os clientes em potencial entendam as caracterĆsticas de um vinho, como a regiĆ£o e a maneira como foi produzido o fazem melhor que outros, e isso muda a relaĆ§Ć£o com a bebida e a apresenta de uma forma muito honesta”, pontua ele, que trabalha exclusivamente com pequenos produtores, sobretudo da FranƧa e da ItĆ”lia. “AlĆ©m disso, o evento discute vinho de uma maneira muito mais ampla. Eu, por exemplo, vou abordar tambĆ©m a perspectiva da saĆŗde, jĆ” que sou cardiologista. Hoje hĆ” pesquisas comprovadas, fatos cientĆficos sobre os benefĆcios do vinho para a saĆŗde cardiovascular, alĆ©m , claro, do benefĆcio para a alma. O vinho Ć© uma bebida para a troca de emoƧƵes, pode te transportar para uma pequena vila na FranƧa, ou a uma cantina com uma boa massa italiana”, acrescenta ele.
Reconhecimento da produĆ§Ć£o nacional
Marco Morais destaca que os vinhos da feira estarĆ£o disponĆveis nĆ£o apenas no Spazio Design, que sediarĆ” o evento, mas tambĆ©m nos restaurantes da Abrasel parceiros do evento. “Ć uma maneira de prolongar a experiĆŖncia do evento e uma oportunidade de conhecer os vinhos harmonizados com o cardĆ”pio de cada estabelecimento”, pontua. Ainda conforme o representante regional da ABS, a intenĆ§Ć£o Ć© realizar uma ediĆ§Ć£o prĆ³xima ao verĆ£o, somente com brancos e espumantes, e ampliar ainda mais o alcance cultural (e o consumo, consequentemente) da bebida. “Nosso consumo de vinho ainda estĆ” muito longe do resto do mundo, atĆ© mesmo de outros paĆses da AmĆ©rica Latina. Com este evento, mostramos vĆ”rias possibilidades do vinho, inclusive os nacionais, que estĆ£o hoje entre os melhores do mundo. A Ćŗltima palestra, com a sommelier italiana Nella Cerino, fala sobre o terroir brasileiro, o que Ć© muito importante, pois Ć© uma especialista de uma regiĆ£o em que se faz vinho hĆ” mais de 400 anos, referenciando a nossa produĆ§Ć£o.”
Interessados em participar podem fazer a inscriĆ§Ć£o no site do evento :wineeliquor.com.br, que tambĆ©m traz informaƧƵes sobre preƧos, pacotes e a programaĆ§Ć£o completa. Parte do valor de inscriĆ§Ć£o Ć© convertido para a compra nos estandes.