Gastrô+ 26-11-16
Mão na Massa
com Sara Siqueira
Rango do bem
Aprenda a fazer pão de queijo vegano e saiba mais sobre o evento que arrecadará fundos para resgate de animais
Cada vez mais, a população de veganos vem crescendo, e, por consequência, o número de estabelecimentos e eventos que promovem gastronomia para este público. A gastronomia vegana vem se diversificando e aprimorando crescentemente, ganhando adeptos mesmo entre quem não é adepto do veganismo. Além de não comerem qualquer produto de origem animal, os “vegans” consumem absolutamente nada que explore os animais, desde produtos de vestuário e cosméticos a entretenimentos em que eles sofram maus-tratos, como zoológicos, parques aquáticos e rodeios.
Quem tem curiosidade em provar produtos nesta linha pode conferir hoje o Sábado Gastronômico Vegano, que será realizado na Praça Jarbas de Lery, no São Mateus. Das 10h às 14h, barraquinhas servirão petiscos, um prato principal e sobremesas. Abrindo os trabalhos, as opções são: pastel de angu recheados com abobrinha ou couve com alho; “vagão vegano” (cubos de angu com ervas) ou batata-bolinha calabresa (temperadinha com pimenta-calabresa e especiarias). A estrela do evento será uma feijuca vegana, com direito a acompanhamento de arroz, uma farofa esperta, couve e laranja. Para finalizar, tem cupcake, cookies e beijinho. Para beber, chope artesanal. Toda a renda da feirinha será convertida para o resgate de porquinhos abandonados por um criador, que pretendia vendê-los como opção de ceia natalina.
Para quem quiser testar uma comidinha vegana em casa, a ativista Sara Siqueira, do grupo gastronômico Ato de Amor (que promove o evento deste sábado), ensina a fazer um “pão de queijo” (embora sem queijo) recheado. Na geladeira e embalada sem contato com o ar, a massa-base dura até dez dias. Confira:
Pão de “queijo” vegano
Ingredientes
Massa-base
2 xícaras de batata-baroa cozida em forma de purê
1 1/2 xícara (chá) de polvilho doce
1/2 xícara (chá) de polvilho azedo
1/4 de xícara (chá) de água quente
5 colheres (sopa) de azeite extra virgem
Sal a gosto
Recheio
Tomate-seco a gosto
Orégano e manjericão frescos a gosto
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes da massa base até formar uma massa homogênea com consistência que torne possível enrolar. Faça bolinhas usando a medida de uma colher de sopa e recheie com o tomate-seco, manjericão e o orégano. Leve ao forno 30 minutos em temperatura de 220°C. Retire e sirva (cuidado, o recheio pode estar muito quente!).
Sábado Gastronômico Vegano
Dia 26, das 10h às 14h, na Praça Jarbas de Lery, no São Mateus
Tira-gosto
Sabores do mundo
Quem curte conhecer os temperos e peculiaridades da gastronomia de outros países terá a oportunidade de degustar pratos preparados por nativos, no evento Rei Experience Food, promovido pela Rede de Estudantes de Intercâmbio (REI) de Juiz de Fora. O cardápio será surpresa e mediante compra de ingresso, os participantes terão direito a provar três pratos, dentre as opções preparadas por intercambistas da Colômbia, Japão, Irlanda e Bolívia. Além das iguarias internacionais, também serão servidos pratos brasileiros, e o evento será realizado na Associação Alemã (Rua Irmão Menrado 245, Borboleta), no dia 3 de dezembro, das 17h às 22h. Informações sobre ingressos podem ser obtidas pelos números 98808-0019 /98819-3671.
Ceia ‘do it yourself’
Para quem se amarra em cozinhar, mas não arrisca fazer uma refeição comemorativa e emblemática, do calibre da ceia de Natal, ainda há, sim, esperança. Nos fins de semana que antecedem os festejos de Noel, a consultora gastronômica Cássia Lopes ministrará um curso que ensina a preparar o banquete festivo, com pratos tradicionais do período. O conteúdo programático tem entrada, acompanhamento, principal e sobremesa. Assim, a salada de folhas e frutas abre os trabalhos, seguida pelo principal, que traz duas opções de proteína: lombo suíno ao molho de jabuticaba e bacalhau no forno. Como acompanhamento, farofa crocante e arroz de festa. E, fechando o cardápio com sofisticação, o doce fica por conta do cheesecake de iogurte com frutas vermelhas. Os cursos serão realizados nos dia 7 (18h às 22h), 10 (9h às 13h) e 14 (13h às 17h). Para informações e matrículas (via WhatsApp), os interessados devem entrar em contato com o número 98827-3446.