Para não se perder na Jornada
Oi, gente.
A comunidade trekker ficou feliz feito senador no STF com a notícia de que a Netflix fechou acordo para disponibilizar todas as séries de “Jornada nas estrelas” (ou “Star trek”, como quer a Paramount) em seu serviço de streaming. São mais de 700 episódios no total, incluindo a Série Original, “A Nova Geração”, “Deep Space Nine”, “Voyager” e “Enterprise”, sem esquecer da série animada que não faz parte do cânone. Para os fãs de Spock, Kirk, Picard & Cia. que não tiveram a oportunidade de completar sua coleção de DVD, Blu-Rays e VHS, é a chance de acompanhar, do início ao fim, toda a saga da franquia espacial na televisão.
Mas e o sujeito que não é fã de ST, para quem Darth Vader é o capitão da Enterprise e Spock empunha bravamente um sabre de luz? Como fazer para o pacato cidadão entender o fascínio que “Star trek” exerce sobre milhões de pessoas até hoje? Para o neófito, preparamos uma lista com cinco episódios clássicos de “Jornada nas estrelas” – uma de cada série – para fazer a devida introdução ao universo criado por Gene Roddenberry na década de 1960.
“O equilíbrio do terror” (“Star trek”): O episódio da primeira temporada marca a estreia dos romulanos na série. A Enterprise é enviada para investigar a destruição de bases da Federação e descobre que os ataques foram realizados por uma Ave de Rapina romulana. Apesar de terem entrado em guerra cerca de um século antes, humanos e romulanos não conhecem a aparência um do outro. Como o inimigo utiliza um sistema de camuflagem, o episódio lembra o jogo de gato e rato nos oceanos, com navios de guerra precisando interceptar os submarinos.
“O melhor de dois mundos” (“A Nova Geração”): Os Borg se tornaram os grandes inimigos da Federação após surgirem em “A Nova Geração”, e este episódio duplo – entre a terceira e quarta temporadas – mostra porquê. A Enterprise-D é enviada para descobrir quem está atacando colônias distantes e entra em combate com a coletividade borg. O capitão Picard é assimilado, e os alienígenas – agora com os conhecimentos do comandante da Enterprise – seguem em direção à Terra para assimilar nossa espécie. Foi em “O melhor de dois mundos” que se ouviu pela primeira vez a clássica frase “resistir é inútil” e aconteceu a batalha de Wolf 359, além de influenciar na trama do filme “Primeiro contato”.
“In the pale moonlight” (“Deep Space Nine”): O episódio da sexta temporada de “DS9” é considerado, até hoje, o mais sombrio e contrário à visão otimista da humanidade apresentada por Roddenberry. A Federação de Planetas, os klingons e os bajorianos estão em guerra com o Dominion e Cardássia, sofrendo derrotas seguidas, e não conseguem convencer o Império Romulano a tomar partido. Cansado de tantos revezes, o capitão Benjamin Sisko manda a ética para o espaço e ajuda a entregar para os romulanos uma falsa gravação que mostraria dois oficiais do Dominion tramando a invasão do Imério Romulano. O plano dá certo, mas ao custo da morte de um senador de Romulus, de um criminoso e da reputação de um capitão da Frota Estelar.
“Um ano no inferno” (“Voyager”): A nave estelar Voyager foi lançada a 70 mil anos luz do Quadrante Alfa e precisa cruzar o desconhecido Quadrante Delta para voltar para casa – numa viagem que duraria, a princípio, 75 anos, cheia de desafios inimagináveis. Um deles é mostrado em “Um ano no inferno”, episódio duplo da quarta temporada: um cientista do Império Krenim faz experiências temporais para tentar salvar sua civilização da destruição – e isso afeta diretamente a Voyager, que sofre uma contínua obliteração à medida em que a linha temporal é afetada, com a morte dos tripulantes e a luta da capitão Janeway para evitar a destruição total da nave.
“The Expansion” (“Enterprise”): A maioria dos fãs xiitas não quer entender até hoje, mas “Jornada” sempre buscou ser um reflexo dos tempos em que é produzida. Este é o caso de “Enterprise”, que teve o azar de ser lançada duas semanas após o 11 de setembro de 2011 e levou para a TV aquele novo, estranho e sombrio mundo. No episódio, a Terra é atacada por uma sonda espacial desconhecida, que causa a morte de milhões de pessoas entre a Flórida e a Venezuela. Não demora muito para se descobrir que o ataque foi perpetrado pelos Xindi, uma espécie que vive numa área conhecida como A Expansão, que planeja destruir nosso planeta para evitar sua extinção no futuro. A Enterprise, sob o comando do capitão Archer, é incumbida de adentrar a Expansão e destruir a super arma Xindi. Esta será a trama de toda a terceira temporada de “Enterprise”.
“Jornada nas estrelas” é muito mais que os cinco episódios comentados aqui, mas essa lista pode dar uma ideia muito boa do que o ah migo leitor e a ah miga leitora encontrarão se adentrarem a fronteira final.
Vida longa e próspera. E obrigado pelos peixes.