Cuidados que devemos ter para prevenir o aparecimento de câncer de pulmão, doença que vitimou a cantora Rita Lee
O câncer, também chamado de neoplasia, é um nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças, que tem em comum o crescimento anormal de células que se dividem rapidamente e formam tumores que invadem tecidos ou órgãos vizinhos ou distantes (conhecido como metástase).
No dia 02/02/2023 perdemos a jornalista Glória Maria, e agora a cantora Rita Lee. O câncer de pulmão é o terceiro mais comum entre homens e o quarto mais comum entre as mulheres. Geralmente o diagnóstico é feito através do exame físico, histórico do paciente e o raio X de tórax. Quando apresenta alguma alteração realiza-se exames complementares como uma tomografia computadorizada, broncoscopia e biópsia da lesão.
Boa parte dos pacientes são assintomáticos e muitos só são diagnosticados quando já se encontram numa fase mais avançada, dificultando o tratamento. Os sintomas são: tosse seca ou com secreção (muitas vezes com sangue), rouquidão, dor no peito, dispneia (falta de ar), diminuição de apetite levando ao emagrecimento, fadiga e infecções de repetição.
Sabemos que o estilo de vida tem relação direta com o surgimento do câncer de pulmão. O cigarro é de longe o principal fator de risco (90% das pessoas que morrem com câncer de pulmão são fumantes), então o primeiro passo para prevenir a doença é não fumar, e para quem já fuma é parar de fumar. Além do tabagismo, nós devemos:
– Evitar o abuso de bebidas alcoólicas.
– Evitar exposição agentes químicos (asbestos, arsênico, cromo, berilo, radônio, níquel, cádmio).
– Fazer atividade física regularmente. Os estudos mostram que atividade física além de prevenir, ajuda no combate à doença e é um dos principais fatores de prevenção do câncer de pulmão e pode reduzir a mortalidade em até 38%.
– Manter o peso corporal e cuidar da alimentação.
Existem alimentos que podem aumentar a vontade de fumar, são os que fazem a chamada “boca de pito”, ou seja, eles estimulam a vontade de fumar, o principal é o café. É comum as pessoas tomarem um cafezinho antes de fumar. Além dele, as bebidas alcoólicas, os refrigerantes a base de cola, as carnes vermelhas, as frituras, os embutidos e os doces. Tudo isso aumenta a vontade de fumar. Para quem quer parar de fumar, existem alimentos que pioram o sabor do cigarro. O principal deles é a água, de preferência gelada e outra opção é chupar gelo. Frutas, principalmente a maçã e também as frutas cítricas que contém vitamina C, que tem uma ação antioxidante. Usar verduras (principalmente brócolis), legumes, sementes de abóbora, nozes, amendoim, gengibre e abusar do alho que contém vitamina A, C, K, A, selênio e alicina, que diminui o muco na cavidade torácica.
E para prevenção do câncer de pulmão temos que evitar:
– Alimentos ultra processados: os biscoitos recheados, os sorvetes, macarrão instantâneo, sopa em pó, temperos instantâneos, molhos prontos, balas, nuggets, refrigerante, iogurtes, bebidas lácteas adoçadas e aromatizadas, pratos congelados como pizzas e hambúrguer.
– Carnes processadas: presunto, salsicha, bacon, salame, mortadela, peito de peru.
– O abuso de bebidas alcoólicas.
E devemos abusar de comida de verdade, natural e de preferência orgânica. Lançar mão de:
– Alimentos anti-inflamatórios: peixes gordurosos (sardinha, cavalinha, salmão), chocolate amargo, chá verde, azeite, gengibre, alho, cúrcuma, pimenta.
– Alimentos ricos em betacaroteno: cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga, acerola, melão, couve-manteiga, brócolis, espinafre.
– Alimentos ricos em vitamina B6: fígado, carne, cereais, castanha.
– Vitamina B12: carnes e ovos
– Ácido fólico: folhas verde escuras como espinafre, couve, brócolis, cereais integrais, integrais, feijão e cogumelos.