Ministro diz que não houve incidentes que prejudicassem exame
[Relaciondas_post] O Ministério da Educação (MEC) avaliou como “grande êxito” o primeiro dia do Enem. “Não houve incidentes que pudessem prejudicar a aplicação do exame”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante entrevista coletiva. Conforme ele, 6.911.938 candidatos acessaram o cartão de confirmação da prova e 834.448 não acessaram o documento. A abstenção ficou em 25,31%, menor do que em 2014. O estado com a menor taxa de abstenção foi a Paraíba, com 20,67%. O maior foi Roraima, com 34,9%. O ministro destacou que o Estado de Santa Catarina, mesmo com várias cidade afetadas pelas chuvas nos últimos dias, manteve a abstenção de 22,36%, abaixo da média nacional. Porém, cerca de 4.500 candidatos que fariam as provas em Rio do Sul e Taió deverão prestar o exame até a primeira semana de dezembro, uma vez que os municípios foram fortemente afetados pelas chuvas.
Este ano, foram 364 candidatos eliminados durante a aplicação de provas. Desses, 34 portavam objetos indevidos e que foram identificados pelos detectores de metal, incluindo casos de pontos eletrônicos, cujos candidatos serão investigados pela Polícia Federal. Os 330 restantes foram eliminados por portar objetos eletrônicos, consultaram materiais impressos durante a prova, não atenderam às orientações dos fiscais, entre outros problemas.
Ainda conforme o MEC, houve cinco emergências médicas, sendo que uma aplicadora de prova de 22 anos morreu após uma convulsão no Mato Grosso do Sul. Dezenove locais de prova tiveram o fornecimento de luz interrompido temporariamente, mas, segundo o ministro Aloizio Mercadante, isso não afetou na aplicação das provas, que seguiu normalmente com a luz natural das salas.
Fotos em redes sociais
Este ano, houve apenas uma eliminação por postagem de fotos em redes sociais. Conforme o ministro, uma candidata de um estado não divulgado entrou na sala, tirou a foto da prova e postou nas redes sociais. Ela foi identificada, reconheceu o erro e deixou o local de prova.
Em relação àqueles que perderam as provas por chegarem atrasados, Aloizio criticou a falta de planejamento por parte de alguns inscritos. “Ao meio-dia, 844 mil participantes ainda não haviam acessado o cartão de inscrição para consultar os locais de prova. Às 12h30, meia hora antes do fechamento dos portões, mais de cinco mil candidatos acessaram o cartão de confirmação pela primeira vez. Entre 11h30 e meio-dia, foram 17 mil.”