Ouça agora

Festival Bandas Novas transforma JF na cidade do rock


Por JÚLIO BLACK

11/09/2015 às 07h00

Insannica está em atividade desde 2010 e mistura hardcore e prog metal para aumentar ainda mais o peso sonoro do grupo

Insannica está em atividade desde 2010 e mistura hardcore e prog metal para aumentar ainda mais o peso sonoro do grupo

Uma das bandas que se apresentam neste sábado, Deathscar prepara seu álbum de estreia

Uma das bandas que se apresentam neste sábado, Deathscar prepara seu álbum de estreia

A edição 2015 do Festival de Bandas Novas realiza, neste sábado, a sexta etapa do evento este ano, com a participação de nove bandas, a partir das 15h, na Praça da Estação. Esta será a última “rodada” no local, com as próximas apresentações marcadas para o CCBM. As bandas que se apresentam amanhã têm estilos que variam entre os diversos subgêneros do metal, o hard rock e o country gótico: Algar, Carnnage, Ground Zero, Deathscar, Insannica, Martiaka, Kymera, Mecena e Deadly Sin. Além de oferecer ao público uma tarde e noite de guitarras, a organização do festival vai recolher alimentos que serão doados para o Gedae (Grupo Espírita de Ajuda aos Enfermos); haverá, ainda, distribuição de preservativos e panfletos com informações sobre DSTs e Aids.

Uma das atrações do festival, a Deadly Sin é uma banda de death metal formada em 2009 que mescla material próprio com versões para artistas do subgênero, tendo como diferencial os vocais de Stef Bartieri. Também surgida em 2009, a Mecena abraça o heavy metal e tem no repertório, além de composições autorais, covers de Ozzy Osbourne, Metallica e Judas Priest. Na estrada há oito anos, o Kymera tem suas composições pautadas no thrash metal e deathcore.

Formada em 2013, a Deathscar mescla o death metal tradicional com novos elementos sonoros e trabalha na gravação do seu primeiro álbum, após lançar uma demo no ano passado. Quem também prepara o seu primeiro registro sonoro oficial é o quinteto Ground Zero, formado na cidade em 2014 e mais um nome a defender o bom nome do metal. Transitando entre o heavy metal e o thrash, o Carnnage é outra banda que deve fazer o público bater cabeça na Praça da Estação.

Banda nova com integrantes já conhecidos do cenário local, a Algar vai mostrar no festival o trabalho que já pode ser conferido na página do quarteto no SoundCloud, baseado no heavy metal. Veteranos na cidade, o Martiataka tem vários álbuns no currículo e vai subir ao palco para mostrar, mais uma vez, o seu country gótico de alta octanagem. Outro nome que já tem material gravado e divulgado é o Insannica, grupo formado em 2010 e que já lançou alguns EPs e singles marcado pelo thrash metal com influências do hardcore e prog metal, entre outros subgêneros.

FESTIVAL DE BANDAS NOVAS

Neste sábado, às 15h

Praça da Estação