Homem entra em uma caverna na Itália acompanhado da namorada, mas um desmoronamento bloqueia a saída e o deixa preso no subsolo por 26 horas, até que dezenas de socorristas conseguem retirá-lo com vida
Olmetto foi transferido de helicóptero para um hospital onde seria estabilizado após receber atendimento médico no local do resgate.

Luca Olmetto, de 31 anos, ficou preso a 10 metros de profundidade na caverna de Gorroppeddu depois que um deslizamento de rochas bloqueou a passagem durante uma exploração no domingo. Sua namorada, que estava alguns metros atrás dele, escapou ilesa e acionou o serviço de emergência assim que saiu da caverna.
O resgate se tornou uma operação complexa que mobilizou 48 especialistas do Corpo Alpino e Espeleológico de Resgate da Sardenha, 30 bombeiros e equipes da Defesa Civil. Um helicóptero foi acionado para transportar materiais e equipamentos essenciais. Com o apoio da aeronave, os socorristas chegaram ao homem e o retiraram com segurança.

Operação complexa que durou mais de 26 horas
Durante mais de um dia, os socorristas removeram manualmente pedras, terra e detritos que bloqueavam o caminho até o local onde Olmetto estava. Na caverna de Gorroppeddu, na região montanhosa de Urzulei, no centro-leste da ilha. Os especialistas alcançaram o homem no fim da tarde de segunda-feira, aproximadamente 26 horas após o colapso que o havia aprisionado.
Olmetto permaneceu consciente e responsivo durante toda a operação, e os socorristas removeram com cuidado a grande quantidade de material que o cobria antes de extraí-lo. Pouco depois das 18h, no horário italiano, ele deixou a caverna e recebeu atendimento médico no local. Depois, foi transferido de helicóptero para um hospital, onde seria estabilizado.
Comunidade acompanha operação de salvamento
A prefeitura de Codrongianos, cidade no noroeste da Sardenha onde Olmetto reside, acompanhou toda a operação de salvamento e expressou solidariedade à população local. O conselho municipal publicou uma mensagem nas redes sociais para agradecer aos profissionais envolvidos e desejar força ao homem e à sua família durante a recuperação.
A caverna de Gorroppeddu é uma cavidade natural que continua pouco explorada por turistas.
Memória de outro resgate complexo em cavernas
O caso lembra outro acidente em cavernas ocorrido na Itália em dezembro de 2024. Durante uma expedição no complexo de cavernas de Bueno Fonteno, próximo a Bergamo, Ottavia Piana, aos 32 anos, ficou presa a 600 metros de profundidade.
Piana permaneceu aproximadamente 75 horas presa antes de ser resgatada e sofreu ferimentos que incluíram fraturas nas vértebras, costelas e ossos do rosto. A operação mobilizou cerca de 160 especialistas e foi mais complexa que a realizada na Sardenha para resgatar Olmetto.
Como a namorada de Olmetto conseguiu chamar ajuda se estava dentro da caverna?
A namorada estava apenas alguns metros atrás de Olmetto quando o deslizamento ocorreu. Como estava mais próxima da entrada, conseguiu escapar ilesa antes que a passagem fosse completamente bloqueada. Assim que deixou a caverna, acionou os serviços de emergência. A saída dela e o contato com o exterior foram fundamentais para que o resgate começasse rapidamente.
Sem isso, Olmetto teria ficado ainda mais tempo preso e em perigo.








