Ranking revela as melhores cidades do mundo em 2026 e mostra o que elas têm de diferente para atrair moradores, turistas, empresas e investimentos
O Índice Global de Cidades 2026, da consultoria Oxford Economics, avaliou 1 mil cidades em cinco quesitos.

O Índice Global de Cidades 2026, da consultoria Oxford Economics, avaliou 1 mil cidades em cinco quesitos: governança, economia, capital humano, meio ambiente e qualidade de vida.
Nova York, Londres e Paris lideram a lista. Na sequência aparecem Seattle, São Francisco, Dublin, Boston, San José, Tóquio e Zurique. O levantamento mostra que o destaque de uma cidade vai além da influência econômica e da arquitetura. As cidades mais bem avaliadas costumam ter altos índices de capital humano, que medem conhecimento, educação e diversidade da população.
Boston, em sétimo lugar, foi bem avaliada nesse quesito graças à concentração de faculdades e universidades. Dublin, em sexto, se beneficia de uma força de trabalho qualificada, atraindo empresas como Google, Meta, Microsoft e Accenture. Londres lidera em capital humano, com cerca de 40% da população nascida no exterior, o que transformou o cenário alimentar da cidade.
Paris, em terceiro lugar, é bem avaliada em qualidade de vida, com longa expectativa de vida e acesso à cultura. A capital francesa tem cerca de 130 museus, e 11 municipais oferecem entrada gratuita às coleções permanentes desde 2001.
Seattle, em quarto, também se destaca pela qualidade de vida, com instalações de arte e a história do movimento grunge. A cidade inaugurou o Parque Waterfront, de oito hectares, que substituiu uma rodovia por um calçadão com píeres e ciclovias.
Cidades brasileiras
No Brasil, São Paulo ocupa a 292ª posição, seguida, em diversas outras posições, por Brasília, Campinas, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, São Gonçalo, Ribeirão Preto, Baixada Santista, São José dos Campos, Sorocaba, Joinville, Goiânia, Vitória e Vila Velha, Manaus, Natal, Campo Grande, Cuiabá, Belém, Aracaju, Recife, João Pessoa, Grande São Luís, Salvador, Maceió e Teresina.









