Estado retoma concurso para agentes
Após o protesto de candidatos a agentes penitenciário e de segurança socioeducativo da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que, na semana passada, acamparam em frente à Assembleia Legislativa cobrando a retomada dos certames, o Governo mineiro anunciou a realização da quarta etapa dos concursos para a contratação de 4.373 profissionais, por meio dos editais Seds/Seplag 08/2013 e 09/2013.
Até quarta-feira (24), será divulgada a escala de data, horário e local para a entrega dos documentos necessários para a investigação social (comprovação de idoneidade e conduta ilibada) que será realizada pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol). Também serão publicadas as instruções para o preenchimento do Boletim de Investigação Social no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br). A relação de candidatos aptos para esta fase foi divulgada no Diário Oficial de Minas Gerais no último sábado.
Procurada, a Seds, por meio de sua assessoria, afirmou que a pasta “fez um esforço” e conseguiu aprovar, junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), os R$ 1,4 milhão necessários para a realização da quarta das seis etapas do processo seletivo. Após a investigação social, estão previstos exame médico e academia. Não foram divulgados prazos para o término desta etapa, nem para a realização das demais.
[Relaciondas_post] A retomada dos concursos, iniciados em 2013, é considerada uma conquista da Seds. Os certames estavam paralisados desde dezembro do ano passado, quando o Governo anterior contingenciou recursos, impossibilitando o andamento dos processos, diz o órgão. O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais (Sindasp-MG) afirmou que o concurso segue a “passos lentos” e reforça que a entidade segue cobrando o avanço do certame.
Pelas contas da Defesa Social, este ano, 2.430 candidatos de outros concursos iniciados e não finalizados pelo Governo anterior foram convocados. O concurso para a contratação de agentes penitenciários, iniciado em 2012, teria sido completamente finalizado pela atual gestão. Em relação a este certame, 2.123 convocações foram realizadas entre janeiro e abril, o equivalente a 40% do total de aprovados, informou a pasta.