Operação contra abate clandestino resgata 195 suínos no Campo das Vertentes

Duas pessoas foram presas, e oito estabelecimentos, interditados em Entre Rios de Minas e São Brás do Suaçuí


Por Tribuna de Minas

19/06/2026 às 11h41

Duas pessoas foram presas em flagrante, e 195 suínos em situação de maus-tratos acabaram resgatados durante uma operação contra o abate clandestino de animais no Campo das Vertentes. A ação foi realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nessa quarta-feira (17), em Entre Rios de Minas e São Brás do Suaçuí.

Operação contra abate clandestino resgata 195 suínos no Campo das Vertentes
Foto: Divulgação PCMG

Oito estabelecimentos foram alvo de medidas de interdição. A operação apura práticas relacionadas ao abate clandestino e à comercialização irregular de carnes nos dois municípios. As equipes também encontraram produtos impróprios para o consumo em um dos açougues fiscalizados.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente e de técnicos da Vigilância Sanitária Municipal. Foram cumpridos mandados de interdição judicial cautelar expedidos em Entre Rios de Minas.

Mais de 30 policiais civis lotados em Entre Rios de Minas, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco participaram dos trabalhos, além de dois peritos criminais e dois médicos-veterinários.

Suínos são encontrados em situação de maus-tratos

Durante as vistorias, as equipes identificaram um imóvel utilizado para o abate clandestino de animais. No local, foram encontrados 195 suínos em situação de maus-tratos.

Por determinação judicial, os animais foram recolhidos pela Prefeitura de São Brás do Suaçuí e deverão receber destinação adequada. O sacrifício dos suínos foi proibido.

Instrumentos utilizados na atividade irregular, como talhas e marretas, também foram removidos do imóvel. Segundo a Polícia Civil, os peritos identificaram indícios de crime ambiental relacionado à poluição.

O responsável pelo local não foi encontrado. Um inquérito policial será instaurado para investigar as circunstâncias e identificar os envolvidos.

Açougues são interditados

Na área urbana de Entre Rios de Minas, três açougues foram interditados em cumprimento às determinações judiciais.

Em um dos estabelecimentos, os agentes encontraram grande quantidade de carne considerada imprópria para o consumo. Os produtos estavam armazenados de forma inadequada e apresentavam indícios de deterioração.

O material foi descartado imediatamente pela Vigilância Sanitária. Uma mulher e um homem foram presos em flagrante por crimes contra as relações de consumo. Após os procedimentos de polícia judiciária, os dois foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos, determinar a extensão das práticas e apurar possíveis responsabilidades nas áreas criminal, ambiental e sanitária.

*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe