Motorista é condenado a ressarcir mais de R$ 6,5 mil à seguradora por acidente

Laudo pericial apontou falta de distância de segurança como causa da colisão


Por Tribuna

01/09/2025 às 12h58

motorista
Foto: Google Gemini

A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a decisão que condena um motorista a ressarcir uma seguradora em R$ 6.523,39 após acidente ocorrido em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O caso foi analisado após recurso do condutor de um SUV contra a sentença da 3ª Vara Cível da Comarca de Betim, que já havia reconhecido sua responsabilidade pelo acidente.

Em fevereiro de 2022, o motorista de um carro de passeio trafegava por uma via de Betim durante forte chuva. Ao frear, seu veículo foi atingido na traseira pelo SUV, cujo condutor não conseguiu parar a tempo. A seguradora do carro que sofreu a colisão em sua traseira arcou com os custos de reparo e entrou na Justiça para ser ressarcida.

O condutor do SUV negou responsabilidade, alegando que o outro veículo teria freado de forma brusca. No entanto, laudo pericial e provas documentais confirmaram que o acidente ocorreu pela falta de distância de segurança mantida pelo motorista do SUV, agravada pelas condições de chuva intensa.

Decisão judicial

O relator do recurso, desembargador Luiz Carlos Gomes da Mata, destacou que as provas apresentadas comprovaram a responsabilidade do motorista e os danos. Segundo ele, fotos anexadas ao processo mostram as avarias no veículo segurado no momento do acidente, na oficina e após o conserto.

“Confirmo a sentença no tocante ao reconhecimento da responsabilidade do causador do acidente em ressarcir a seguradora pelo seu direito de regresso. Relativamente ao dano e o seu valor, entendo que a autora fez prova satisfatória do direito alegado”, afirmou.

Os desembargadores José de Carvalho Barbosa e Newton Teixeira Carvalho acompanharam o voto do relator. O processo tramita sob o nº 1.0000.25.124226-9/001.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Tópicos: betim / TJMG