Lixo acumulado na Rua São Sebastião prejudica mobilidade da vizinhança

Moradores da Rua São Sebastião denunciam acúmulo de lixo nas calçadas, prejudicando a mobilidade, gerando mau cheiro e risco à saúde


Por Tribuna

10/03/2025 às 16h58- Atualizada 10/03/2025 às 17h06

vu centro
Foto: Contribuição do leitor

Moradores da Rua São Sebastião, próximo ao número 713, no Centro, relatam à Tribuna o constante acúmulo de lixo nas calçadas da região. Os resíduos estão concentrados em frente a um imóvel desocupado, que serve como depósito improvisado de recicláveis e lixo, dificultando a passagem dos pedestres. Devido ao acúmulo, as pessoas são forçadas a transitar pela via, aumentando o risco de acidentes.

Além disso, o local tem sido ocupado por pessoas em situação de rua, que montam cabanas no passeio, aumentando os transtornos. Os moradores também apontam o mau cheiro e o surgimento de insetos e outros animais como agravantes da situação.

Embora a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) tenha retirado os resíduos há algumas semanas, o problema persiste, afetando a circulação e o bem-estar da vizinhança.

Em nota, a PJF informou o Demlurb atua regularmente na limpeza da via e realiza trabalhos intersetoriais com a Secretaria de Assistência Social e Guarda Municipal no recolhimento de resíduos inservíveis. Com relação às pessoas em situação de rua, a Prefeitura disse que o Serviço Especializado em Abordagem Social “está frequentemente no local para dar suporte a essas pessoas, com a oferta de encaminhamentos ao Centro Pop e Nupop, casas de passagens para pernoite, acolhimento institucional, serviços de saúde, entre outros”.

A Abordagem Social funciona todos os dias da semana e pode ser acionada pelos telefones 3692-8233 ou 99807-0719.

Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 98405-5888, ou para o e-mail [email protected].

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.