Saiba como tirar a segunda via de documentos perdidos durante o Carnaval
Processo pode ser feito de forma digital nos canais oficiais do Governo de Minas

Perdeu os documentos na folia? Os cidadãos mineiros possuem a possibilidade de solicitar a segunda via de documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) diretamente por meio de canais digitais como o aplicativo MG App, o Portal Cidadão MG e o site de Trânsito.
O primeiro passo para solicitar a segunda via é registrar a ocorrência de perda, o que pode ser feito diretamente nos aplicativos e sites mencionados. Esse registro garante que o processo de emissão da nova via seja realizado sem complicações. O subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Rodrigo Diniz, explica que essa etapa é fundamental para formalizar a perda do documento.
Para solicitar a segunda via da CIN, basta acessar o menu “Agendamento de Serviços” no MG App ou no Portal Cidadão MG, selecionar “Documentos Pessoais” e agendar a emissão da nova carteira. No caso da CNH, o procedimento é feito pelo Portal de Trânsito, após o registro do boletim de ocorrência.
Além dos serviços on-line, as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), localizadas em diversos pontos do estado, como em Juiz de Fora, também oferecem o serviço presencialmente. Para ser atendido nas UAIs, o agendamento deve ser feito com antecedência, sendo gratuito e realizado pelos canais oficiais do Governo de Minas. As vagas para a emissão da CIN são liberadas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, e o prazo para agendamento é de até dez dias. Em casos de urgência, é possível solicitar agendamento excepcional pelo canal “Fale Conosco” no portal.
Em Juiz de Fora, existem duas unidades UAI, localizadas nos shoppings Santa Cruz e Jardim Norte, além do posto de identificação da Câmara Municipal, onde também é possível emitir a carteira de identidade. Na Câmara, o agendamento também pode ser realizado pelo portal. Em caso de dúvidas, o telefone de contato é (32) 99183-2872.
A primeira via da nova identidade é gratuita, enquanto a segunda via tem uma taxa de R$ 110,62, que pode ser paga por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) gerado durante o agendamento. Caso seja necessário solicitar a restituição dessa taxa, o procedimento pode ser feito pelo Portal MG.
Em situações de furto ou roubo, com boletim de ocorrência (original e cópia), pessoas inscritas no Cadastro Único e com renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo estão isentas do pagamento da taxa da segunda via da CIN. Já a taxa para a CNH perdida é de R$ 132,74.
*Estagiária sob a supervisão do editor Bruno Kaehler
Tópicos: carteira de identidade / CIN / CNH / identidade / MG App