Highlights do universo fashion

Dos tapetes vermelhos às passarelas: os destaques da moda neste início de ano

Por Patrícia Alvim

Cinema e moda

O que esperar do ‘look’ de Fernanda Torres no Oscar 2025?

Neste domingo de carnaval, enquanto os blocos animam as ruas, os holofotes internacionais se voltam para o Oscar 2025. O Brasil está em êxtase com a possibilidade de conquistar três estatuetas para “Ainda Estou Aqui”. A atenção especial recai sobre Fernanda Torres, indicada a Melhor Atriz por sua atuação no filme. É grande a expectativa para o ‘look’ que ela vai usar na noite mais importante do cinema!

Durante a temporada de premiações, ela brilhou nos tapetes vermelhos, com ajuda do ‘stylist’ Antonio Frajado, uma estética minimalista e paleta sóbria influenciada pelo tema sério do filme, levando em consideração a história de Eunice Paiva.

No Globo de Ouro, do qual saiu vencedora, ela usou Olivier Theyskens, um elegante vestido preto longo, com gola alta, mangas longas, costas abertas e fenda lateral.

Fernanda também fez história ao se tornar a primeira brasileira a usar modelo exclusivo de alta-costura da Dior em Londres. Ela chegou ao BAFTA, o “Oscar Britânico”, com um vestido preto, com decote profundo e cintura marcada por cinto de couro, feito sob medida por Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da ‘maison’ francesa.

A resposta vem logo mais no tapete vermelho mais concorrido do mundo. Mas já podemos esperar um ‘look impecável’, que una sofisticação, minimalismo, autenticidade e um toque de ousadia. E tomara, também a estatueta!

 

fernanda torres
TAPETE VERMELHO: A atriz Fernanda Torres no BAFTA com modelo alta-costura da Dior; e no Globo de Ouro, com vestido do estilista belga Olivier Theyskens e joias de Fernando Jorge (FOTOS: PASCAL LE SEGRETAIN/GETTY IMAGES /ROBYN BECK/ AFP)

Haute Couture

Crochê brasileiro brilha em Paris

A Semana de Alta-Costura de Paris 2025 foi palco da ‘collab’ do ‘designer’ suíço Kevin Germanier – conhecido por suas criações maximalistas, sustentáveis e futuristas – com o estilista e artesão brasileiro Gustavo Silvestre.

A coleção “Les Globuleuses” mesclou o luxo artesanal brasileiro – com as texturas e cores vibrantes do crochê – e a vanguarda da alta costura internacional. Muita criatividade marcou o desfile, que teve como conceito “transformar o lixo em luxo”.

“É gratificante ver como uma técnica ancestral pode ser ressignificada na alta-costura, mostrando o potencial ilimitado do trabalho manual”, afirmou Gustavo em entrevista. Ele é criador do Projeto Ponto Firme, que capacita e emprega pessoas em situação de vulnerabilidade social através do ensino da arte do crochê.

Foto 3
O artesanato brasileiro em evidência no exigente mercado da alta-costura (FOTO: LAUNCHMETRICS SPOTLIGHT)

MFW 2025

Mistura de referências no desfile da Gucci

  Uma das mais importantes e aguardadas do calendário ‘fashion’, a Semana de Moda de Milão termina nesta segunda-feira. Em 56 desfiles, a vibrante temporada italiana apresenta as tendências para o inverno 2025, além dos eventos paralelos.

   Destacamos o desfile da Gucci, que abriu a MFW 2025 com pegada retrô, foco nos acessórios – principalmente as várias opções de bolsas – e referências aos estilistas que já passaram pela marca.

A passarela trouxe diferentes tecidos: ‘tweed’, crepe, seda, renda, couro, lã, bouclé e mohair escovado, além de itens envernizados.

Tendência para elas: conjuntinhos no estilo anos 1960, saia lápis, casaco de pele sintética, tricô de gola alta, óculos aviador, sapato com decote V, lenço e luva, e um pouco de sensualidade com vestidos camisola, cinturas baixas e comprimentos curtos.

E para os homens: alfaiataria mais geométrica estilo anos 1960, minimalismo da década de 1990, com ternos de abotoamento duplo alongados e vários sobretudos em uma cartela de verdes, cinzas e marrons.

MFW 25
Pegada retrô, sapato com decote V, sobretudos, vestidos camisola e casaco de pele sintética no desfile inverno 2025 da Gucci (FOTO: Gucci Divulgação)
Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também