Ouça agora

UFJF divulga programação especial de recepção aos calouros


Por Juliana Netto

24/02/2015 às 10h25

Na próxima segunda-feira (2), o ano letivo terá início para cerca de 2.500 novos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além deles, outros 14 mil devem voltar à instituição. Para receber os estudantes, a universidade divulgou uma série de atividades, entre apresentações musicais e bate-papos nas unidades acadêmicas.

No primeiro dia do retorno às aulas, haverá apresentação musical no ponto de ônibus em frente às faculdades de Direito e de Serviço Social. A Banda Silva Soul dará as boas-vindas aos universitários das 7h30 às 8h30, e à noite, das 18h30 às 19h30. A atividade também se repetirá durante o almoço no Restaurante Universitário do campus, das 11h30 às 13h30, com apresentação da banda Seu Nadir. Um passeio de bicicleta pelo anel viário também será realizado no dia, das 7h15 às 8h15 e 18h às 19h.

A partir da terça (3), os estudantes contarão com rodas de bate-papos nas unidades acadêmicas, com prestações de informações e conhecimentos. O primeiro deles acontecerá no Instituto de Ciências Biológicas, às 8h, sem a necessidade de inscrição. O cronograma estende-se até sexta-feira (6). A UFJF informou que kits de boas-vindas com pasta, squeeze, pen drive e caneta serão distribuídos aos jovens.

Já na quarta-feira (4), entre 8h e meio-dia, uma ação solidária será realizada no Anfiteatro das pró-reitorias, buscando doações de sangue para o Hemominas. Durante a tarde, às 14h, as organizadoras da campanha “Fios de Solidariedade”, realizada em agosto do ano passado, entregarão as mechas de cabelo restantes da ação à Fundação Ricardo Moysés Jr. A entidade já beneficiou pacientes em tratamento contra o câncer com perucas produzidas a partir das doações feitas no início do último semestre letivo.

Trote é proibido
A UFJF também faz um alerta para a proibição de trotes dentro dos limites da instituição. A partir deste ano, de acordo com a nova legislação municipal, as ações estarão sujeitas a multas.

A instituição contará com serviço de denúncia, na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria, para aqueles que se sentirem coagidos ou lesados pelos trotes.