O domínio das fake News
“O tempo foi passando, e as fake News foram tomando conta do ambiente nas redes”
O que deveria ser um avanço tecnológico para trazer grandes benefícios para toda a humanidade vai, rapidamente, se transformando em um grande problema para governos e cidadãos de todo o mundo. A internet, de inestimável valor para a vida em sociedade e que abriu impressionante oportunidade para o desenvolvimento e o bem-estar no mundo vai, rapidamente, se transformando em habitat de espertalhões, vilões da democracia e bandidos de toda espécie que agem com impressionante liberdade. O tempo vai passando, os golpes, cada dia mais sofisticados aumentando e as fake News, engendradas por moleques e bandidos de todas as matizes, criando um ambiente de ódio e pavor mundo afora.
O tempo foi passando, e as fake News foram tomando conta do ambiente nas redes. Governos e Parlamentos mundo afora foram protelando medidas para brecá-las, sem coragem, ou interesse, em enfrentar o mais pueril dos argumentos, o de que o controle das redes é cerceamento da liberdade de expressão. Um parêntese: o que é e qual o limite da liberdade de expressão? Pelo que se vê, o publicado contra nossos desafetos é liberdade de expressão. Contra a gente, é agressão baixa mesmo.
Mas voltando ao tema, é preciso, sim, agir contra o mau uso da internet. Estamos transformando um poderoso instrumento de relações entre os homens, de desenvolvimento em todos os campos, numa praça de guerra que vai mudando a comunicação entre os homens. Até que ponto é possível acreditar no que surge nas redes? O descrédito já atinge todas as formas de comunicação, o que não é bom para o mundo. As pessoas hoje, acordam com uma notícia que pode mudar completamente em segundos. Uma mentira pode mudar sua vida, a de todos nós.
Uma mentira que pode grassar pelo mundo num piscar de olhos pode colocar o mundo em conflito. E o campo das redes fica ainda mais livre com atitude como a do dono da Meta, Mark Zuckerberg, que, em nome da liberdade de expressão, retirou das redes de seu grupo, o controle prévio das publicações, mesmo das sabidamente mentirosas e explosivas. Tudo para se aproximar do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que já cooptara o poderoso Elon Musk que o ajudou a se eleger e que, por isso vai ter um alto cargo no americano. Querem controlar o mundo com fake News. Lula e Emmanuel Macron, presidente da França, já se insurgiram e querem o controle das redes. Um assunto para o mundo. O assunto estás na mesa do Parlamento brasileiro. É hora de agir. Sem medo e hipocrisias.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.