Animação premiada, ‘A outra forma’ chega ao cinema em Juiz de Fora
Co-produção entre Colômbia e Brasil aborda manipulação do pensamento individual para todas as idades
A animação “A outra forma” terá exibição em Juiz de Fora a partir desta quinta-feira (12), no Cine Alameda, às 16h. O filme trata de um futuro próximo em que a humanidade constrói um paraíso na superfície da Lua, que só pode ser alcançado quando os corpos e mentes adquirem o formato quadrado e padronizado. Um cidadão, no entanto, passa a se questionar sobre a sua individualidade e o que poderia acontecer se não seguir essas normas.
Essa é uma co-produção entre a Colômbia e Brasil, e já foi prestigiada em vários festivais pelo mundo, chegando a ser indicada ao Prêmios Quirino de Animação na Categoria de Melhor longa-metragem Ibero-americano e o prêmio de Melhor longa-metragem Animação em no Festival Internacional de Cine Fantástico.
O filme traz uma reflexão sobre a manipulação do pensamento individual, e é voltado para pessoas a partir dos 12 anos. A sinopse coloca que, para chegar a forma considerada perfeita, os indivíduos usam corretivos e cirurgias que modelam seus corpos como cubos, e fecham suas mentes ao senso crítico. Mas o personagem principal, chamado Pedro Prensa, que deveria seguir esses mesmos padrões para se encaixar, passa a refletir sobre qual seria a sua autêntica forma.
Com produção e distribuição do Estúdio GIZ, o filme tem direção do colombiano Diego Guzmán. Os brasileiros Valu Vasconcelos, diretor de animação, e Marcelo Cyro, designer de som, compõem a ficha técnica da obra. Além de Juiz de Fora, o filme também será exibido em salas São Paulo e no Rio de Janeiro.
“Há muitas coisas em nossa sociedade que nos moldam, sem que tenhamos muita consciência disso. Modas, redes sociais, nosso grupo social, etc. Todos eles influenciam nossa maneira de agir, nossa maneira de pensar. Hoje em dia é muito difícil pensar por si mesmo dada a quantidade de informação a que estamos expostos. E quando você está imerso em algumas dessas “ideologias” (como neste caso, o quadrado), é muito difícil ver o mundo de outra forma”, defende o diretor e roteirista Diego Guzmán, por meio de nota.
Assista ao trailer de “A outra forma”
Tópicos: a outra forma / filmes