Designer de Interiores encontra no Empreendedorismo Feminino sua autonomia financeira

Vanessa Stauth transformou desafios pessoais em oportunidades de crescimento, conquistando sua independência financeira e inspirando outras mulheres a seguirem o caminho do empreendedorismo com coragem e resiliência

Por Só Delas

Vanessa Stauth, formada em Design de Interiores, descobriu no empreendedorismo uma jornada de superação e realização. Como mãe de duas filhas, começou trabalhando com artesanato e decoração de eventos, buscando flexibilidade para conciliar o trabalho com as suas constantes mudanças de cidade. No entanto, foi aos 39 anos, ao decidir cursar Design de Interiores, que Vanessa se redescobriu profissionalmente. Seu trabalho, já envolvido na área de decoração, ganhou mais profundidade, e ela logo começou a projetar ambientes e a se especializar na área residencial, enfrentando as exigências técnicas desse setor.

WhatsApp Image 2024 10 20 at 10.42.21
Vanessa Stauth encontrou no empreendedorismo a oportunidade de ter sua autonomia e liberdade

Com um talento natural para a escolha de materiais, revestimentos, mobiliário e iluminação, Vanessa deu um passo além: tornou-se gestora de obras, uma função que exerce com paixão. Reformas de cozinhas, banheiros e áreas gourmet se tornaram parte essencial de sua atuação, junto com o controle rigoroso de equipes de pedreiros e pintores. Toda essa experiência foi consolidada pelos seis anos em que trabalhou no setor de hotelaria, onde cuidava das obras e da administração.

WhatsApp Image 2024 10 20 at 10.42.22 1
Vanessa tem talento natural para a escolha de materiais, revestimentos, mobiliário e iluminação, transformando ambientes

Em 2021, Vanessa passou por uma grande reviravolta em sua vida: um novo ciclo. Foi um momento desafiador, mas ela enfrentou com coragem e determinação, deixando tudo para trás e saindo de casa apenas com as filhas e foi nesse momento que o empreendedorismo se consolidou como sua grande força.

WhatsApp Image 2024 10 20 at 10.45.38
Pelas filhas Vanessa enfrentou um grande desafio pessoal e saiu mais fortalecida

 

“Empreender é uma caixinha de surpresas. Só quem está dentro sabe o que é. Temos que dar o nosso melhor todos os dias”, reflete. Vanessa nunca quis ser “mais do mesmo”. Ela entende que o mercado é competitivo, mas acredita que a chave do sucesso está em oferecer algo único, diferenciado, e isso ela faz com dedicação e zelo, sempre buscando novas parcerias, cursos e atualizações. “Ser indicada por clientes é o maior reconhecimento do meu trabalho. Isso mostra que estou no caminho certo, entregando algo além do esperado.”

A resiliência é uma marca forte na trajetória de Vanessa. Ela conhece cada batalha enfrentada ao longo de sua vida: desde a decisão de voltar a estudar e se especializar, equilibrando a vida de mãe, dona de casa e empreendedora, até os desafios diários de se manter no mercado.

WhatsApp Image 2024 10 20 at 10.42.23
Para se destacar no mercado, Vanessa aposta na inovação, em não “ser mais do mesmo”

“Obra sempre tem perrengue, é inevitável. Mas minha missão é minimizar ao máximo esses problemas para os clientes, e isso exige um controle rigoroso, disciplina e muito planejamento”, diz. Vanessa sabe que o sucesso também depende do equilíbrio. Por isso, além de gerenciar suas obras e projetos com excelência, ela faz questão de ter momentos de folga e descanso para renovar as energias e estar presente para suas filhas. Sua rotina é intensa, mas ela organiza com maestria os cuidados com a casa e a vida profissional, sem deixar que nenhuma parte fique desassistida.

depois 1 2
Seu trabalho inclui mudanças visuais que trazem conforto e bem estar

Hoje, Vanessa olha para sua trajetória com orgulho e uma gratidão imensa por tudo que conquistou. “Sou muito realizada. Às vezes, chega tanta coisa boa que eu nem consigo acreditar. Nunca imaginei que minha vida tomaria esse rumo”, diz emocionada. Mais do que ser uma profissional bem-sucedida, ela se tornou uma referência para outras mulheres que buscam o mesmo caminho de autonomia e superação.

Design sem nome 4 1
Diferencial do trabalho da designer é a gestão de obras que confere um ambiente muito mais moderno e funcional

A participação no grupo Só Delas trouxe a Vanessa uma conexão especial com outras mulheres empreendedoras. “Tenho uma identificação muito grande com o grupo. Abracei o Só Delas assim que conheci, porque me sinto em casa ali. É uma troca rica de conhecimentos, histórias de vida, e, além disso, gera muitas oportunidades de negócios. O grupo nos dá o reconhecimento que muitas vezes a gente nem sabia que precisava, mas que faz toda a diferença. É renovador, inovador, e nos faz sentir que nossas histórias têm valor”, finaliza.
Conheça o trabalho de Vanessa em: @vanessastauth.interiores

É a Vez Delas

É a Vez Delas

Fundado há 3 anos, o grupo de Empreendedorismo Feminino Só Delas é liderado por Carolina Limma e Rita Ferreira e se dedica a fortalecer, apoiar e incentivar parcerias e networking de qualidade entre mulheres empreendedoras em Juiz de Fora e região. Carolina Limma, jornalista com 20 anos de experiência, atua há 5 anos como empreendedora na área de marketing digital. Ela é Mentora de Posicionamento e oferece mentorias, consultorias, palestras e gestão de marcas femininas no ambiente digital. Rita Ferreira tem 35 anos de experiência em vendas e se especializou em marketing digital e tráfego pago. Sua agência, que atua há 7 anos no mercado, foca em ajudar pequenas e médias empresas a fortalecerem seu posicionamento nas redes sociais, tendo atendido mais de 70 clientes no Brasil e em Portugal. Instagram: @sodelasjf Facebook: @So Delas

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também