Livro reúne toda obra poética da escritora mineira Maria Lúcia Alvim

Por Marisa Loures

Maria Lucia Alvim
Maria Lúcia Alvim é autora de “Batendo pasto”, obra premiada com o Jabuti de 2021 – Foto: Pury/Divulgação

A escritora mineira Maria Lúcia Alvim, autora de “Batendo pasto” (Jabuti de 2021), tem sua obra poética revisitada com o lançamento de “Poesia reunida” (Relicário 564 páginas), um volume composto por textos inéditos e outros raros, anteriormente publicados em edições esparsas. O livro será lançado nesta terça-feira (22), às 19h, na Livraria Quixote, em Belo Horizonte, em evento com a participação de Juliana Veloso, doutoranda em literatura e responsável pelo texto de apresentação da obra, e dos escritores Sérgio Alcides e Gustavo Silveira Ribeiro.

Com organização dos poetas Guilherme Gontijo Flores e Ricardo Domeneck, a publicação oferece um panorama abrangente da trajetória literária de Maria Lúcia Alvim, sendo composta por sonetos, elegias, haicais, paródias, poemas longos e colagens textuais. A edição apresenta uma produção de quase seis décadas, evidenciando a diversidade de estilos e temas abordados ao longo de sua carreira. Além disso, traz um perfil biográfico da autora, escrito por Gontijo Flores.

Nascida em Araxá, Minas Gerais, em 1932, Maria Lúcia publicou cinco livros de poema até a década de 1980. Depois de 40 anos, em 2020, ela lançou o aclamado “Batendo pasto” (Relicário), escrito em 1982. O livro foi premiado com o Jabuti de Poesia em 2021, poucos meses após o falecimento da autora, aos 88 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. Nos últimos anos de sua vida, Maria Lúcia Alvim residiu em Juiz de Fora, cidade onde viveu por quase uma década até sua morte, em fevereiro de 2021.

frente capa MLA Poesia reunida
Capa de “Poesia reunida” – Foto: Divulgação

 

  • Lançamento do livro “Poesia reunida”, de Maria Lúcia Alvim
  • Data: 22 de outubro, às 19h
  • Local: Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi, Belo Horizonte)
Marisa Loures

Marisa Loures

Marisa Loures é professora de Português e Literatura, jornalista e atriz. No entrelaço da sala de aula, da redação de jornal e do palco, descobriu o laço de conciliação entre suas carreiras: o amor pela palavra.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também