Justiça indefere candidatura de Gilmar Garbero, vice de Charlles, mas coligação vai recorrer

Juiz Orfeu Ferreira acolheu denúncia de que Gilmar Garbero, funcionário público estadual, não cumpriu o prazo de desincompatibilização previsto em lei

Por Paulo Cesar Magella

O juiz titular da 153ª Zona Eleitoral, Orfeu Sérgio Ferreira Filho, acolheu pedido do Ministério Público e indeferiu a candidatura do Pastor Gilmar Garbero, colocado como vice na chapa do candidato pelo PL, Charlles Evangelista. Em sua denúncia, o MP revelou que Garbero, na condição de servidor público estadual – auditor da Receita Estadual – teria que se desincompatibilizar com quatro meses antes das eleições, o que, no seu entendimento, não ocorreu. “A informação de candidato, extraído do Sistema de Candidaturas, indica que o requerente, entre os dias 3 de julho e 7 de julho não se manteve afastado de suas atividades, exercendo suas funções como servidor no dia 4 de julho de 2024.”
Em sua decisão, o juiz destacou que “pelo exposto, com fundamento no artigo 1º, V, a, da LC 6409 e no artigo 27, V, da Resolução 23.609/2009, indefiro o pedido de registro de candidatura de Gilmar Garbero para concorrer ao cargo de vice-prefeito pela coligação “Juiz de Fora no Coração” (PP, PRD, PL), sob o número 22, no município de Juiz de Fora, nas eleições municipais 2024.”

Coligação de Gilmar Garbero diz que vai recorrer

Em nota, a Coligação Juiz de Fora no Coração diz que recebe a decisão judicial, que indeferiu o pedido de registro de candidatura de seu candidato a vice-prefeito com absoluta tranquilidade, mas vai recorrer da decisão.
“A Coligação esclarece que somente no final da tarde do dia hoje (ontem), 29.08.2024, teve acesso a documentos administrativos que comprovam a regularidade da desincompatibilização de Gilmar Garbero do cargo público de auditor fiscal. Neste sentido, a primeira instância da Justiça Eleitoral não pode tomar conhecimento da íntegra da documentação, infelizmente. A Coligação irá recorrer da decisão, aguardando decisão definitiva, confiando na Justiça Eleitoral. Esclarece-se, por fim e somente em último caso, que indicará outro vice, em comum acordo com Gilmar. Por fim, nada afeta a candidatura de Prefeito de Charlles Evangelista, que já teve seu pedido deferido e concorre normalmente, podendo indicar outro vice, caso assim seja necessário.”

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também