Trânsito de veículos em trecho da José Lourenço é normalizado

Linhas de ônibus retomaram itinerário pelo local; sinalização de trânsito gera confusão


Por Bernardo Marchiori*

08/07/2024 às 19h27

Depois de quase três anos de interdição, o trânsito de veículos na Rua José Lourenço, no Bairro Borboleta – no trecho compreendido entre as ruas Tenente Paulo Maria Delage e Augusto Tielman -, voltou a funcionar normalmente nesta segunda-feira (8). Tanto na subida, como na descida, motoristas já têm a possibilidade de utilizar a parte da via.

A Tribuna esteve no local e conversou com moradores da área que passavam pelo trecho. Uma mulher, que preferiu não se identificar, afirmou à reportagem que acredita nos benefícios para a população local. “Esperamos que melhore. Agora, com a possibilidade da passagem de ônibus por aqui, nós que moramos no bairro não vamos precisar fazer trajetos maiores para chegarmos aos nossos destinos”, conta.

Com a liberação da via e a inauguração da obra de contenção, o trânsito do transporte coletivo também retomou as atividades normais. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora  (PJF), as linhas de ônibus 513 (Borboleta/Centro) e 514 (Cascatinha/Borboleta) são as únicas que contam com o trecho no itinerário.

No sentido da descida, ainda há uma parte com serviços em andamento. A Administração municipal informou que a obra de contenção está finalizada, e os trabalhos observados são intervenções residuais.

Outra questão verificada foi a confusão no trânsito, em especial no cruzamento da José Lourenço com a Augusto Tielman. Motociclistas e motoristas relataram dificuldade de identificação da sinalização – que não contempla todos os sentidos possíveis. Quanto a isso, a PJF afirma que a sinalização foi implementada conforme preconiza a legislação de trânsito.

A informação é que eventuais ajustes podem ser providenciados, caso seja necessário.

José Lourenço
(Foto: Felipe Couri)

Trânsito no trecho ficou interditado por quase três anos

Devido ao risco de deslizamentos de terra na região, identificados pela Defesa Civil na época, o trânsito no trecho da José Lourenço precisou ser interditado em agosto de 2021. Em setembro de 2023, a PJF anunciou o início das obras de contenção no local. Na última sexta-feira (5), o trabalho foi entregue. Ao todo, o investimento da Prefeitura foi de aproximadamente R$ 6,8 milhões.

O secretário de Obras, Lincoln Santos Lima, esclareceu que foram utilizados cerca de 90 metros de cortina atirantada, além dos trabalhos de pavimentação, instalação de guias de meio-fio e drenagem em alguns pontos.

“Consideramos a obra de contenção uma entrega muito importante pela gestão, aliada à liberação do trânsito – que muito irá facilitar a vida dos moradores da Região Oeste da cidade, que poderão fazer seus trajetos para diversas áreas, inclusive por meio de transporte coletivo”, ressalta o secretário.

*Estagiário sob a supervisão da editora Fabíola Costa.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.