Cinquenta anos da Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”
“São 50 anos de trabalho fraterno dedicados à população de Juiz de Fora, à nossa Minas Gerais, ao nosso Brasil, ao nosso mundo.”
No dia 10 de maio de 1974, foi fundada “A Casa do Caminho”, sob a direção segura e abnegada de dona Isabel Salomão de Campos e seu esposo, Ramiro Monteiro de Campos, almas ligadas por laços de amor em compromisso com o Cristo.
São 50 anos de trabalho fraterno dedicados à população de Juiz de Fora, à nossa Minas Gerais, ao nosso Brasil, ao nosso mundo. Quantificar esse trabalho significa medir o imponderável.
Quantos foram os assistidos de males físicos e espirituais? Quantos curados por doenças as mais diversas? Quantos balsamizados em suas dores através da ação direta da médium extraordinária e daqueles que compõem a sua equipe? Quantos assistidos através do plantão telefônico ao alcance de todos, 24 horas por dia? Qual a extensão do benefício envolvendo os meninos acolhidos pelo Lar do Caminho? Quantos lares tiveram mitigadas a fome através de cestas básicas distribuídas antes, durante e após a pandemia? Quantos aquecidos nas noites frias de nossa Juiz de Fora? Seria possível medir o alcance daquele convertido ao cristianismo genuíno? Seria mensurável o efeito da educação de um encarnado incorporando a doutrina Kardecista, ministrada por um espírito que segue o Cristo há centenas de anos? Qual seria o número e o impacto das reuniões doutrinárias, das semanas de Kardec, dos livros e artigos publicados, dos programas de televisão, do jornal O Timoneiro e da disponibilização dos vídeos, nos quais dona Isabel divulga a Doutrina dos Espíritos? Não nos esqueçamos do poder daquele que ensina pelo exemplo, arrastando multidões para o burilamento íntimo, através da consciência do exercício do bem, do perdão e da indulgência.
“A Casa do Caminho”, aquela de Pedro, O Apóstolo, sob orientação de dr. João de Freitas, através da mediunidade de dona Isabel, é o porto seguro de todos aqueles que buscam cura, consolação, entendimento e progresso espiritual. Acolhidos, percorremos um caminho de compreensão da vida, de entendimento de onde viemos e para onde vamos, da razão da existência, da necessidade de progresso, conhecendo um Jesus vivo, amigo, melhor médico, melhor advogado, nosso Mestre, enfim. Ali, vamos nos esforçando, através da disciplina e real entendimento das leis divinas, a caminharmos na trilha do Cristo, a incorporarmos a Sua verdade e a vivenciarmos a Sua vida.
A instituição, cuja edificação material remete à década de 70, de linhas retas, retangular e minimalista, cujo salão disponibiliza assento para cerca de 200 pessoas, sob o olhar mediúnico, é muito maior, alcança extensos patamares de trabalho cristão, numa colaboração entre encarnados e desencarnados, cuja dimensão não aquilatamos pelos olhos carnais.
Nessas breves linhas, acanhadas e despretensiosas, vamos deixando gravados a nossa gratidão, respeito e profunda admiração a essa missionária de Jesus, centenária no corrente ano, cuja luz modifica onde alcança, cuja verdade faz brilhar a centelha divina que reside em cada um de nós.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.