Trens mais rápidos em JF


Por Tribuna

15/02/2012 às 07h00

Fluxo em JF deve aumentar entre 15% e 20%

Fluxo em JF deve aumentar entre 15% e 20%

O fluxo de trens em Juiz de Fora deve aumentar entre 15% e 20% nos próximos anos, segundo estimativas da MRS. O aumento deve-se à expansão do mercado minerador no estado, o que, consequentemente, aumenta a demanda por transporte ferroviário. Hoje a cidade recebe diariamente entre 30 e 35 composições, com três locomotivas e 134 vagões cada, o que causa impactos diretos no trânsito, principalmente no Centro. Em média, a cada 45 minutos, o fluxo de veículos é interrompido para dar passagem aos trens. O crescimento no setor de minérios deve ainda acarretar no aumento da velocidade das composições férreas, que atualmente trafegam a, no máximo, 25 km/h dentro do município. Sem citar exatamente a velocidade a ser atingida, o gerente geral de Concessão e Arrendamento da MRS, Sérgio Henrique Carrato, diz que, nos países mais modernos, os trens superam esse limite. "Em qualquer lugar no mundo, os trens passam a 60 km/h, e todo mundo respeita a sinalização. No Brasil, algumas pessoas desrespeitam a travessia por achar que o trem anda devagar, e elas conseguem passar na frente. Mas o aumento dessa velocidade será feito de maneira totalmente segura."

A aposta da empresa é a inauguração, até o início de maio, de um moderno centro de controle operacional, que vai funcionar no atual prédio da empresa, ao lado do Terreirão do Samba. O sistema informatizado deve melhorar a segurança e a regularidade no transporte.

Antes de intensificar o fluxo de trens e aumentar a velocidade das composições, o gerente garante que a MRS está elaborando estudos de impacto dessas medidas no trânsito. Os transtornos causados pela ferrovia foram discutidos ontem em audiência pública na Câmara Municipal, mesmo sem a presença de representantes do DNIT, órgão que seria responsável por uma possível transposição da linha férrea. Juiz de Fora já tem projeto de anel ferroviário, remanejando os trilhos para as margens do Rio do Peixe, mas a falta de união entre as lideranças políticas regionais foi apontada, na audiência, como um dos principais impedimentos para a evolução da proposta. "O transporte de cargas vai aumentar, os trens irão passar com mais frequência e o trânsito vai se transformar em um caos", manifestou o vereador Júlio Gasparette (PMDB), proponente da audiência.

As obras de intervenção urbanoviárias prometidas pelo prefeito Custódio Mattos, mas que ainda não saíram do papel, como trincheiras e viadutos, foram apontadas como alternativas ao aumento do fluxo de trens. A sinalização das passagens de nível e a precariedade das passarelas foram criticadas. Conforme o gerente executivo da ANTT, Luiz Guilherme Roberto da Costa, oito pessoas foram atropeladas por trens em Juiz de Fora no ano passado.

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