Kardian chega para elevar o patamar da Renault entre os SUVs compactos
Com preço sugerido a partir de R$ 112.790, o SUV compacto feito na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, promove a estreia de um motor inédito nos carros da Renault
A Renault virou a chave no Brasil. Após apostar em carros “baratos” ao longo dos últimos 15 anos, todos provenientes da Dacia, marca romena do grupo, a francesa sobe de patamar com uma nova linha de produtos. E o Kardian é o primeiro desta próxima safra de modelos que a montadora vai lançar no país. Cerca de cinco meses após sua revelação mundial, o SUV compacto começa a chegar às mãos dos primeiros compradores neste mês.
Com preço sugerido a partir de R$ 112.790, o SUV compacto feito na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, promove a estreia de um motor inédito nos carros da Renault. O 1.0 TCe turboflex tem três cilindros e sistema de injeção direta de combustível. Ele gera 120 cv de potência com gasolina e até 125 cv com 100% de etanol no tanque. Os torques máximos são de 20,4 mkgf a 2.000 rpm e de 22,4 mkgf a 2.250 rpm, na mesma ordem.
Combinado a este motor está o – também inédito – câmbio automatizado de seis marchas, com dupla embreagem banhada a óleo e aletas no volante para trocas manuais. Com este conjunto, a Renault declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
Nova plataforma
O Kardian também inaugura a plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) no Brasil. Esta base, modular e flexível, permite produzir modelos com distâncias entre-eixos que vão de 2,60 metros até 2,95. Assim, suas dimensões são adequadas.
O Kardian tem 4,12 metros de comprimento, 1,75m de largura, 1,60m de altura e 2,60m de entre-eixos. Ou seja, é maior que o Fiat Pulse, com 4,10m e 2,53 m de entre-eixos. Outro trunfo do Renault é o porta-malas de 410 litros. No SUV da italiana, são 370l.
Consumo
Conforme a Renault, o Kardian tem um tanque de combustível de 50 litros e entrega bons números. São até 13,9 km/l de gasolina na estrada, contra 14,4 km/l no Pulse e 14,1 km/l no VW Nivus. Já na cidade, o novato faz até 13,1 km/l com 100% de gasolina no tanque. Os números são da tabela PBEV do Inmetro.
Equipamentos
Já de saída, o Kardian Evolution traz seis airbags, sensores de obstáculos traseiros, câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e de tração e monitor de pressão dos pneus. E tem quadro de instrumentos com tela de 7″ e multimídia de 8″ com espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay.
Mas o pacote fica interessante na versão intermediária Tecno, de R$ 122.990. Esta adiciona freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, rodas de 17″ e frenagem automática de emergência.
Por fim, a versão Premiere Edition, de R$ 132.790, tem recursos semiautônomos, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, câmera multivisão e até iluminação ambiente.
PRÓS E CONTRAS
PRÓS – DESEMPENHO
Acertos no motor, câmbio, direção e suspensão tornam o Kardian agradável de dirigir e lista é completa
CONTRAS – CARREGAMENTO
Espaço atrás é um pouco apertado para três adultos e ajuste da coluna de direção é mais rústico que deveria
FICHA TÉCNICA
Renault Kardian Première
Preço sugerido: R$ 132.790
Motor: 1.0, 3 cil. turboflex
Potência: 125 cv
Torque: 22,4 mkgf
Câmbio: Automatizado, 6 m.
Comprimento: 4,12 metros
Largura: 1,75 metros
Entre-eixos: 2,60 metros
Porta-malas: 410 litros
Fonte: Renault