Incidência de escorpiões em creche preocupa responsáveis
Prefeitura de Além Paraíba afirma ter tomado providências, com limpeza da vegetação do entorno e dedetização da unidade
A possível incidência de escorpiões no Centro Municipal de Educação Infantil Mara Caçador Cerqueira, conhecido como Creche do Goiabal, preocupa responsáveis. Alguns dos animais já teriam sido encontrados dentro das dependências da instituição, que fica no município de Além Paraíba (MG), a cerca de 130 quilômetros de Juiz de Fora. O temor é de que alguma das crianças que frequenta a unidade, com idades a partir de 4 meses, possa ser eventualmente vítima de uma picada do animal peçonhento.
“A coordenadora chegou a matar um com o pé na hora de pegar as crianças. Ali era uma área de escorpiões, e os próprios homens que ajudaram a fazer a creche já haviam dito que está com bastante, além de cobra”, conta uma mulher, de 33 anos, cuja filha de 2 anos frequenta a instituição recém-inaugurada. “Ficou bonita , acomodou mais crianças, mas, para mim, isso é um perigo. Eu não vou aguentar uma notícia de que o bicho picou minha filha”, desabafa.
Segundo a responsável, diante do receio, a comunidade escolar mobilizou vereadores. “Eu fiquei sabendo disso na segunda-feira (11) e passei mal no serviço”. De acordo com ela, a partir daquele dia, a notícia espalhou na internet e, nesta quinta (14), houve reunião na creche com a secretária de Educação. “Passaram máquinas ao redor, mas sabemos que isso não vai adiantar, os escorpiões vão continuar indo, porque foi invadido o espaço deles”, argumenta a mãe, sugerindo que o entorno fosse asfaltado. “Tinham que deixar um espaço um pouco maior por fora da creche e colocar galinha nessas áreas, porque elas comem esses bichos”.
Prefeitura garante que não houve incidente com escorpiões
Em nota, a Prefeitura de Além Paraíba informa ter providenciado a limpeza do entorno da creche, já que a vegetação rasteira e nativa existente pode propiciar o aparecimento de animais peçonhentos. Além disso, também afirma ter feito a dedetização da unidade por empresa especializada, assim como ocorre nas demais unidades da rede municipal de ensino.
O Executivo municipal acrescenta ter realizado reunião com a comunidade escolar, repassando aos responsáveis todas as providências tomadas. O encontro foi conduzido pela secretária de Educação, professora Tatiana Reis Gonçalves.
A Administração ressalta prezar pela segurança e qualidade pedagógica em todas as unidades municipais de educação, que acolhem mais de três mil alunos. “Não houve qualquer incidente com animais peçonhentos envolvendo terceiros, em dependências pertencentes à Prefeitura, ao longo de toda a atual administração, que está em seu oitavo ano de gestão”, destaca.