Justa distribuiĆ§Ć£o
O debate sobre o ICMS da EducaĆ§Ć£o comeƧou errado ao nĆ£o envolver todos os atores; agora, Ć© fundamental encontrar consenso para resolver o impasse da distribuiĆ§Ć£o
Tratar os desiguais com desigualdade Ć© uma forma de evitar distorƧƵes como as que se apresentam na distribuiĆ§Ć£o do ICMS da EducaĆ§Ć£o, que resultou em aƧƵes, como a representaĆ§Ć£o formalizada pelas prefeituras de Juiz de Fora e de Contagem, e na audiĆŖncia de prefeitos no Tribunal de Contas do Estado. O TCE, segundo o conselheiro Durval Ćngelo, criou um grupo de trabalho para analisar o tema com exclusividade.
A discussĆ£o, no entanto, nĆ£o pode se perder nos corredores da burocracia. O ano letivo estĆ” prestes a comeƧar e os municĆpios, como Ć© o caso de Juiz de Fora, tĆŖm responsabilidades. A perda de R$ 30 milhƵes apontada pela prefeita Margarida SalomĆ£o, em sua aĆ§Ć£o ao MinistĆ©rio PĆŗblico, tem repercussƵes imediatas na rede fundamental.
A Assembleia Legislativa, responsĆ”vel final pela aprovaĆ§Ć£o da nova Lei, deve ser induzida a promover uma revisĆ£o da legislaĆ§Ć£o que regulamenta a distribuiĆ§Ć£o do Imposto, a fim de tornĆ”-la mais justa e equitativa. Para tanto, hĆ” uma sĆ©rie de fatores que precisam entrar na mesa discussĆ£o. Um deles seria avaliar as necessidades educacionais por meio de uma anĆ”lise criteriosa das necessidades de cada municĆpio, levando em conta fatores como o nĆŗmero de estudantes, estrutura das escolas, qualidade do ensino, entre outros.
As muitas discussƵes consideram que os critĆ©rios devem ser claros e transparentes para a redistribuiĆ§Ć£o do ICMS da EducaĆ§Ć£o levando-se em conta as necessidades identificadas na discussĆ£o do tema.
Se a discussĆ£o tivesse envolvido as prefeituras provavelmente os resultados seriam outros, jĆ” que nĆ£o se faz polĆticas de redistribuiĆ§Ć£o apartadas das partes envolvidas no processo. O municĆpio Ć© o foco de todas as demandas, a comeƧar pela EducaĆ§Ć£o. Ć fundamental criar canais para que suas vozes sejam ouvidas e que haja consenso sobre as mudanƧas necessĆ”rias.
Daqui por diante, se atendido o pleito dos municĆpios ora litigantes, Ć© estratĆ©gico fazer o acompanhamento de todo o processo, a fim de proceder necessĆ”rios ajustes. Tal medida deve ser feita em ritmo contĆnuo e em perĆodos de modo a garantir que as mudanƧas sejam eficazes e atendam Ć s necessidades em constante evoluĆ§Ć£o das cidades.
NĆ£o hĆ” interesse em comprometer o repasse para os municĆpios de menor porte, uma vez que muitos deles vivem Ć s custas da UniĆ£o e do Estado em aportes fruto do Fundo de ParticipaĆ§Ć£o dos MunicĆpios, mas o diĆ”logo entre os diversos nĆveis de Governo e as prefeituras envolvidas Ć© necessĆ”rio para se chegar a um consenso que beneficie todas as partes.
Ao fim e ao cabo, o objetivo Ć© o mesmo: garantir educaĆ§Ć£o de qualidade para os alunos independentemente do porte do municĆpio.